A utilização de aços de elevada resistência, como armaduras de concreto armado, fica limitada pela fissuração do concreto. ... Sob ação de cargas mais elevadas, as tensões de tração ultrapassam as tensões prévias, de modo que o concreto fica tracionado e com fissuras.
CONCRETO PROTENDIDO É o sistema de protensão no qual não existe aderência entre o aço de protensão e a estrutura de concreto. Os cabos são compostos basicamente por uma ancoragem em cada extremidade e uma cordoalha de aço envolta com graxa e capa de polietileno de alta densidade.
16- Quando se faz a comparação entre o concreto armado e o concreto protendido, quanto às características de comportamento, funcionamento, controle da execução e de custos na execução de uma estrutura, pode-se afirmar que: R: E- O concreto protendido necessita de um controle mais rigoroso em obra.
O concreto protendido começou a ser desenvolvido ainda no século XVIII, mas apenas 1928 sofreu uma evolução significativa. Foi Eugène Freyssinet, um engenheiro civil francês especialista em estruturas que desenvolveu um método que permitia ultrapassar as limitações da fraca resistência do concreto à tração.