Qual o melhor ar condicionado de 2021?
Isso acontece porque grande parte do Brasil conta com tensão de 220v, o que influencia no processo de fabricação das empresas – que acabam optando por não produzir mais tantos modelos de ar-condicionado 110v. Existe uma crença de que os ares-condicionados 220v são mais econômicos, mas isso não é bem verdade.
Essa é a voltagem padrão de muitas cidades do Brasil e, os consumidores, geralmente, são obrigados a trocar a fiação elétrica de suas casas — ou a utilizar transformadores que comprometem o rendimento do aparelho e diminuem sua vida útil. A boa notícia é que o ar-condicionado 110V existe, sim!
Já no ar condicionado Inverter, a temperatura no ambiente tende a ser mais constante, já que o compressor funciona em rotação variável e contínua. Isso resulta em maior conforto, menor nível de ruído e menor consumo energético, chegando até 40% de economia em relação aos aparelhos convencionais.
O aparelho 220V pode ser conectado a uma rede 110V, pois a voltagem da rede é metade da que o aparelho precisa e, portanto, não haverá sobrecarga. Porém, não é recomendado fazer isso porque seu aparelho vai operar sem ligar o compressor, ou seja, não irá gelar o ambiente, apenas ventilar.
Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V. Se por algum motivo você utilizar aparelhos 110V em algum lugar no qual a instalação elétrica é para 220V, a única forma de se fazer esta ligação é por meio de um transformador.
Mas o contrário, ligar um ar-condicionado de 110v em uma rede de 220v, vai fazer com que ele receba mais energia do que pode suportar e com certeza vai queimar. Então, a melhor coisa é usar o produto na voltagem correta. Assim você não gasta energia demais, e nem sai com o prejuízo de algum aparelho queimado.
Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.
Identificado os fios, é o momento de levá-los até o ponto correto onde será instalado o interruptor, com atenção:
Para reduzir a tensão ao meio, simplesmente formamos um circuito divisor de tensão entre 2 resistores de igual valor (por exemplo, 2 10KΩ) resistores. Neste exemplo, obteremos 12V de uma fonte de energia 24V.
Indo direto ao ponto, a forma mais simples de resolver o problema é através da instalação de um autotransformador construído sob medida para reduzir os 268 volts para 220 volts; a potência desse equipamento deve estar de acordo com a carga instalada na sua casa.
V = R x I = 30 x 0.
Para diminuir a amperagem de um circuito elétrico, você deve diminuir a sua tensão ou aumentar sua resistência. A diminuição da amperagem é feita com a aplicação da Lei de Ohm, dada pela fórmula I = V/R, onde I é a corrente total do circuito em amperes, V é a voltagem e R é a resistência.