Em sua origem, o maculelê foi uma arte marcial armada, que nos dias de hoje se preserva na simulação de uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música em línguas africanas, indígenas e portuguesa.
O Maculelê é uma manifestação cultural oriunda cidade de Santo Amaro da Purificação – Bahia, berço também da Capoeira.
Maculelê era um negro fugido que tinha doença de pele. ... Maculelê lutou sozinho contra o grupo rival e, heroicamente, venceu a disputa. Desde então passou a ser considerado um herói na tribo. A dança com bastões simboliza a luta de Maculelê contra os guerreiros.
Significado de Maculelê substantivo masculino Bailado guerreiro da Bahia, que se exibe em Salvador e na região do Recôncavo baiano por ocasião dos festejos em honra de Nossa Senhora da Purificação.
Resposta. Resposta: Em sua origem, o maculelê foi uma arte marcial armada, que nos dias de hoje se preserva na simulação de uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os a música em línguas africanas, indígenas e portuguesa.
Acredita-se que o maculelê seja um ato popular de origem africana que teria florescido no século XVIII nos canaviais de Santo Amaro da Purificação-BA, e que passou a integrar as comemorações locais. Muito comum também no Interior da Bahia, precisamente na Região do Recôncavo.
Ela ressalta que o Maculelê não pode ser classificado como jogo, pois Maculelê é dança e capoeira sim é jogo, uma luta. Ela também menciona que para eles de Santo Amaro é choque ver a prática de Maculelê e a capoeira, sendo praticada de maneira fora do tradicionalismo, usando relógio, tênis e apetrechos.
O Maculelê é um folguedo disseminado a partir da região de Santo Amaro da Purificação, na Bahia, porém não se sabe ao certo sua origem, sendo que a lenda do Maculelê é passada de geração em geração através da tradição oral.
Resposta: Explicação: São danças ligadas às festas, às religiões, às produções culturais das nações que, dizem, contam e encantam quem as faz e quem as vê. Trata-se de incontáveis manifestações que são mantidas comumente pela tradição oral e pela sua manifestação corporal nas festas populares.
A dança é um elemento da Cultura Corporal e está presente em nosso cotidiano, sabemos que essa constituição é histórica e que remonta a pré-história. Todos os povos possuem formas de se expressar, e a dança é fruto dessa expressão.
A Dança é uma manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira representando um veículo privilegiado de expressão de sentimento e comunicação social. O brasileiro tem desenvolvido variadas formas de expressão do corpo que merecem atenção especial dos pesquisadores desta arte (Unicamp.
A dança é uma forma de expressão corporal e é fundamental para o ser humano, fazendo com que aperfeiçoemos a nossa coordenação motora, trazendo ao cotidiano uma grande paz de espírito e quando efetuada em grupo proporciona a convivência social saudável.
Resposta. Resposta: A dança é uma forma de expressar algo, também é uma arte e é considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música. Tem a função de resgatar as manifestações expressivas da nossa cultura.
RESUMO: Objetivo: verificar a influência da dança no bem-estar físico e motivacional, por meio de uma revi- são sistemática. ... Conclusão: a dança contribui nos aspectos motivacionais e físicos, com ênfase no re- lacionamento, na descoberta de sentimentos e na satis- fação com o corpo.
Outras danças regionais do Norte