O foco da controladoria é fornecer informações para as diversas atividades da empresa, dentre as principais, destacam-se o comercial, o RH e o Operacional. Estes setores necessitam, com frequência, de informações confiáveis para a gestão de suas áreas.
O que é Controladoria? Controladoria faz parte da área de Ciências Contábeis e é responsável pelo controle orçamentário e administrativo de uma empresa. Pode ser considerada uma "evolução" da Contabilidade, pois além das questões contábeis e econômicas, trabalha continuamente a administração da empresa como um todo.
Controladoria, como o próprio nome propõe, é uma atividade de controle e que no mundo empresarial, atua nas áreas de gestão de risco, recursos humanos, administrativa e de contabilidade, ou seja, no processo da organização como um todo.
Conforme Figueredo e Caggiano (1997), a missão da controladoria é zelar pela continuidade da empresa, assegurando a otimização do resultado global. As organizações são entidades de transformação de recursos (materiais, humanos, financeiro, tecnológicos, etc.)
Não, a controladoria poderá ser aplicada em qualquer tipo e porte de empresa.
A origem da controladoria está ligada ao processo de evolução dos meios sociais e de produção que iniciaram com o advento da Revolução Industrial.
Controladoria empresarial é um setor ou unidade administrativa da empresa responsável, na grande maioria dos casos, pela sua gestão econômica e fiscal. Esse setor reúne informações importantes para garantir que o gestor tenha uma visão da realidade da organização.
Primeiramente é necessário ter um departamento responsável por esta atividade ou mesmo contratar uma empresa de contabilidade capacitada a oferecer este trabalho. Será realizada uma análise de toda organização e dos sistemas de controle já existentes, ou não.
O papel da controladoria jurídica é exatamente isso, organizar rotinas e informações que possibilitem ao corpo técnico jurídico do escritório se concentrar em sua tarefa precípua que é se dedicar ao estudo dos casos, elaboração de petições, realização de audiências, contato com os clientes.
O controller, em geral, é o responsável pelo setor de controladoria. A principal função da controladoria é fazer gestão contábil. Este setor é o responsável pelo controle e planejamento financeiro da empresa. Para isso, ele faz análises contábeis do histórico financeiro da empresa e da situação atual.
O orçamento está diretamente atrelado ao montante financeiro, o quanto se irá gastar em determinado período, setor ou unidade. ... A controladoria abrange o conceito de controle, perícia, evitando que as coisas fujam do planejado.