Cabe à instituição de ensino, na figura do coordenador do ProUni, a aferição dos documentos apresentados pelo candidato para a comprovação das informações prestadas em sua inscrição no programa.
A convocação dos aprovados estará disponível no site da instituição de ensino escolhida pelo estudante. Nesta terça-feira (27) será divulgado o resultado dos participantes convocados na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021.
O Ministério da Educação (MEC) ratifica que os documentos do Prouni podem ser apresentados pelo próprio candidato e, também, por membros do grupo familiar. O órgão alerta que coordenadores das instituições de ensino não podem exigir que a documentação seja autenticada em cartório, nem mesmo as cópias.
Os documentos fornecidos precisam ser cópias simples, acompanhadas dos originais, não havendo a necessidade de cópias autenticadas em cartório.
Para fazer a inscrição no ProUni basta ter média de 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação. Porém, para conseguir uma vaga muitas vezes é necessário ter uma nota bem superior ao mínimo exigido. A nota de corte do ProUni depende de vários fatores e não é única para todos os cursos oferecidos.
Para se inscrever no programa de bolsas é imprescindível que o estudante tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e obtido pelo menos 450 pontos de média nas notas. Não pode ter tirado nota zero na redação. As inscrições para o ProUni são feitas apenas pelo site do programa.