Dente siso, também conhecido como “dente do juízo” ou tecnicamente conhecido como 3º molar. O ser humano, em sua maior parte, tem quatro sisos, um em cada canto da boca, são eles:o. 18, o 28, o 38 e finalmente o 48, sendo dois inferiores e dois superiores (nos lados: esquerdo e direito).
25 - Prodens.
A partir dos 16 anos já podem ser aguardados os dentes do siso. Quantos dentes, então, tem um adulto? Um adulto com dentição normal possui de 28 a 32 dentes. Bem cuidados, estes dentes o acompanharão até a velhice.
Dentes Incisivos (dentes da frente) Os dentes incisivos centrais inferiores (31 e 41) são os menores dente da boca. Os incisivos laterias superiores (12 e 22) e incisivos laterais inferiores (32 e 42) são semelhantes aos anteriores, no entanto são de tamanhos menores. E sua principal função é cortar os alimentos.
Este dente assim como os demais molares não possuem nenhum dente decíduo ou de leite que o preceda irrompendo sem que ocorra a perda de nenhum dente. No sistema de Notação Dentária FDI o primeiro mola inferior esquerdo é designado pelo número 36 e o direito pelo número 46.
Segundo pré molar inferior (35 e 45): A coroa destes dentes são maiores que as do primeiro pré molar inferior. Por isso normalmente possuem duas ou três pontas (cúspides).
Os terceiros molares (dentes de siso) apresentam-se, na maioria das pessoas, em número de (04) quatro. Sendo (02) dois superiores (um direito e um esquerdo) e (02) dois inferiores (um direito e um esquerdo).
Dente do siso incluso Esta situação normalmente acontece quando não existe espaço suficiente para o seu devido posicionamento na arcada dentária, ou quando o mesmo se encontra em posição “horizontal” ou “deitado”, dentro do osso maxilar, não permitindo assim a sua erupção.
Os dentes sisos (terceiros molares) são os últimos dentes a se formarem em nossas bocas. Temos 4 dentes sisos, 2 superiores e 2 inferiores que nascem de forma aleatória, e ficam localizados atrás de todos os outros dentes, no término das arcadas dentárias em ambos os lados.
Entre as diversas anomalias dentárias, a giroversão dental constitui uma anomalia de grande prevalência, na qual o dente realiza rotação em torno do seu próprio eixo. ... Na avaliação das radiografias panorâmicas foram encontradas 246 dentes girovertidos.
O tratamento para correção de dentes tortos – inclinado ou girado – com facetas em porcelana ou lâminas finas como as lentes de contato dental é uma opção viável para muitas situações.
A dilaceração radicular é uma anomalia de forma dentária, geralmente associada a fatores etiológicos traumáticos, na qual há uma mudança de direção da raiz, onde a parte calcificada é deslocada em relação à parte não calcificada, podendo ocorrer em qualquer ponto ao longo do comprimento radicular, dependendo do estágio ...
É definida como o desgaste fisiológico do dente resultante do contato dente a dente durante a mastigação12. Ocorre nas superfícies incisal e oclusal e, algumas vezes, na superfície proximal4.
O desgaste dental pode acontecer de diversas maneiras, como por erosão, abrasão, atrição e abfração. O consumo excessivo de refrigerantes, café, chá preto, vinho e até mesmo alimentos com sabor acentuado como molhos de ketchup, mostarda e de salada, contribuem para o desgaste por meio de erosão.
Também conhecida como atrição, esse é o tipo mais comum de desgaste e ocorre devido ao atrito entre os dentes superiores e inferiores durante a mastigação. Embora alguma abrasão seja normal, em alguns casos ela pode levar a uma considerável perda óssea e dentária.
É possível restaurar o esmalte dos dentes através: Do uso de creme dental com fluoreto ou gel de fluoreto; Da utilização de antisséptico bucal com fluoreto para gargarejos; De um tratamento de remineralização à base de vitamina D e do suplemento de cálcio.
Ao longo do tempo, alimentos e bebidas ácidas podem resultar no desgaste do esmalte do dente. Isso é chamado de erosão ácida. Alimentos e bebidas ácidas incluem frutas e sucos de frutas, refrigerantes, café ou chá preto, vinho e tudo que tiver um sabor acentuado, como ketchup ou molho de salada.
Essa estrutura fundamental é responsável por proteger todo o dente. O esmalte é a camada mais dura e, por isso, consegue servir de barreira para a dentina e nervos. Dessa maneira, sua função é prevenir esses elementos internos de algum problema, como por exemplo a cárie e sensibilidade.
Quando pensamos em esmalte, logo imaginamos em usar nas unhas. No entanto, uma empresa americana está mudando essa concepção. A CHRŌM criou um tipo de esmalte para ser passado no dente. O produto tem duração de 24 horas e pode ser removido com pasta de dente.
As trincas no esmalte dentário são consideradas um tipo de fratura dental, já que são como rachaduras na parede. O aparecimento destas pode ser provocado por diversos fatores, como o bruxismo, alterações bruscas de temperatura e restaurações antigas.
Se for um trincado pequeno, quase imperceptível, sim, pode usar aparelho normalmente, e é até recomendado caso seu dente tenha trincado por mal posicionamento.
Sim, é possível colocar aparelho em dentes obsturados/ restaurados. O dentista especialista em aparelhos, ortodontista, irá avaliar suas radiografias e caso haja alguma impossibilidade ele irá relatar a você!