EQST

O Que Significa A Sigla ITG Para Os Profissionais Da Contabilidade?

O que significa a sigla ITG para os profissionais da contabilidade?

Interpretação Técnica Geral: ITG 2002 (R1) - Entidade sem finalidade de lucros.

Quem pode adotar a ITG 1000?

Quem pode adotar o ITG 1000? De acordo com o CFC, o ITG 1000 pode ser adotado por micro e pequenas empresas. ... Primordialmente, são as empresas que não possuem um tamanho que justifique a utilização do CPC PME, e onde a contabilidade é utilizada apenas para atendimento à legislação.

Qual a finalidade da NBC TG 1000?

A NBC TG 1000, ao trazer critérios e procedimentos de caráter simplificado de aplicação da norma para as PMEs, permitiu a possibilidade de adequação às normas internacionais de contabilidade, cuja aplicabilidade exige menos rigor se comparado às empresas de grande porte e as demais organizações não alcançadas por esta ...

O que é perda por redução ao valor recuperável?

Tecnicamente trata-se da redução do valor recuperável de um bem ativo. ... O ajuste para perdas por desvalorização decorre da obrigação de avaliar os ativos, no mínimo anualmente, para ajustá-los a valor de sua realização, caso este seja inferior ao valor contábil.

O que é perda do valor recuperável?

Perda por desvalorização é o valor pelo qual o valor contábil de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa excede seu valor recuperável. ... Depreciação, amortização e exaustão é a alocação sistemática do valor depreciável, amortizável e exaurível de ativos durante sua vida útil.

Quando o valor resultante do teste de recuperabilidade de ativos for inferior ao valor contábil líquido o que deve ser feito?

Reconhecimento e Mensuração da Perda por Desvalorização Se, e somente se, o valor recuperável de um ativo for inferior ao seu valor contábil, o valor contábil do ativo deve ser reduzido ao seu valor recuperável. Essa redução representa uma perda por desvalorização do ativo.

Para quais elementos patrimoniais O teste de recuperabilidade se aplica?

Em quais ativos o teste de recuperabilidade deve ser aplicado

  • Aplicações financeiras da empresa;
  • Bens do ativo intangível;
  • Imóveis, quando não contabilizados por valor justo;
  • Bens que figuram no ativo imobilizado.

O que é o teste de recuperabilidade?

O teste de recuperabilidade, conhecido como “Impairment test”, tem por objetivo apresentar, de forma prudente, o valor real líquido de realização de um ativo. ... Um ativo estará desvalorizado quando o valor contábil registrado é maior que o valor recuperável, por venda ou por uso.

Como se faz o teste de impairment?

O cálculo em si consiste em comparar o Valor Contábil com o Valor Recuperável. Se o Valor Contábil for maior, significa que teremos que reconhecer contabilmente uma Perda, porque o Valor de Recuperação do Ativo está menor que o Valor Líquido Contabilizado, então ele está contabilmente Super Valorizado.

Para que serve o teste de impairment?

O Teste de Impairment é, portanto, uma avaliação para verificar se os ativos da empresa estão desvalorizados, ou seja, se o seu valor contábil excede seu valor recuperável.

Como contabilizar teste de impairment?

Se o valor recuperável do ativo for maior do que seu valor contábil, não será necessário nenhum registro. Porém, se o valor recuperável for menor que o valor contábil, a empresa deverá efetuar o ajuste, debitando-se a conta de “Despesa de perda por desvalorização de ativos” e creditando-se uma conta redutora do ativo.