Já na fase adulta, os cachorros sofrem uma diminuição na frequência cardíaca, e o que mais influencia é o porte do animal. Um cachorro grande, por exemplo, tem os batimentos em torno de 60 a 100 BPM quando está em repouso, enquanto nos cachorros pequenos varia entre 100 e 140 BPM.
Frequência cardíaca – de 80 a 120 bpm. Frequência respiratória – de 36,5 a 39,3 mpm. Duração da gestação – de 58 a 63 dias. Maturidade sexual – de 7 a 10 meses.
O isolamento dos animais doentes e a desinfeção ambiental são importantes formas de controle. O fato de ser um vírus envelopado o faz bastante sensível ao ambiente, facilmente inativado pelo calor, ressecamento e desinfetantes e, por essa razão, o contato entre cães doentes é importante para manutenção da infecção.
Viratec® 10 CVL é uma vacina importada que protege contra as principais doenças infecciosas de cães: cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, doença respiratória causada pelo adenovírus tipo 2, parainfluenza, coronavirose e leptospirose canina.
A ribavirina ajuda a diminuir a atividade do vírus, mas o tratamento não é muito eficiente, principalmente se a doença tiver mais avançada, que é a neurológica”, disse o veterinário. Segundo ele, com o tratamento o vírus é eliminado, mas na maioria das vezes pode deixar sequelas.
Depois que o cão é infectado, o vírus da cinomose fica incubado aproximadamente de 3 a 6 dias. Entretanto, o mesmo pode ficar em incubação por até 15 dias, tornando o animal assintomático (Não apresentando nenhum sintoma da doença).
Como você deve ter percebido, a cinomose em cachorro não tem cura e é uma doença realmente muito grave. Felizmente, já existe uma vacina para manter o filho de quatro patas sempre protegido. Nesse sentido, é muito importante administrar a vacina polivalente ao cão desde filhote, a partir de 45 dias de vida.
Não há um tratamento específico para cinomose, por isso, os medicamentos administrados e as intervenções feitas são para combater infecções secundárias e aliviar sintomas. A duração do tratamento depende, também, do sistema imune do cão. Assim, pode ser que a recuperação seja mais lenta ou mais demorada.
POSSO VACINAR UM ANIMAL QUE JÁ ESTEJA DOENTE? Não, as vacinas são os próprios vírus da doença, porém enfraquecidos. Sua função é ativar as células de memória do sistema imunológico do animal saudável.
O vírus da cinomose é sensível a qualquer tipo de desinfetante e sua vida no local previamente frequentado por algum animal infectado é de aproximadamente 3 meses, um período muito curto se comparado ao vírus da parvovirose, que pode ficar até dois anos no local.
Calendário anual de vacinas de cachorro
São elas: cinomose, parvovirose, coronavirose, hepatite infecciosa canina, adenovirose, parainfluenza e até alguns tipos de leptospirose. A imunização deve ser feita a partir de 6-8 semanas de vida, de acordo com o veterinário. Depois, deve ser reforçada anualmente.