Este bombeamento do CO2 para as células da bainha elimina a fotorrespiração, o que torna as plantas C4 mais eficientes do que as plantas C3, em condições quentes e sêcas.
Ciclo de Calvin é o nome dado a um conjunto de reações químicas que ocorrem no estroma do cloroplasto. ... As reações químicas que compõem o ciclo de Calvin ocorrem na etapa de fixação do carbono, uma das fases da fotossíntese.
Desta forma a intensidade da fotorrespiração está relacionada à disponibilidade de oxigênio nos cloroplastos. O aumento da temperatura eleva a relação O2/CO2 dissolvido no cloroplasto, com isso aumenta a fotorrespiração. Por outro lado, a temperatura também influencia o fator de especificidade da Rubisco, τ (tau).
Resposta: A fotorrespiração diz respeito ao processo em que há absorção de luz associada à liberação de CO2. ... a fotorrespiração reduz a assimilação líquida de CO2, ou seja, reduz a fotossíntese líquida. Quanto maior for a fotorrespiração, menor será a fotossíntese líquida.
Dessa forma, a fotorrespiração teria como função dissipar o excesso de ATP e NADPH2, produzidos na etapa luminosa da fotossíntese, protegendo a planta da foto-inibição e permitindo uma rápida recuperação após o período de estresse.