Abrir meia volta a válvula de acetileno do maçarico; Acender a chama; Ajustar a vazão do acetileno ate obter uma chama sem fuligem evitando o seu deslocamento; Abrir lentamente a válvula do oxigênio até obter a chama desejada.
Abra a válvula do acetileno até ouvir um leve assobio de gás saindo do bocal. Use o seu isqueiro ou ignitor para acender o maçarico. Ele deverá então produzir uma chama de coloração laranja ou vermelha que gera uma fumaça preta e muito fétida.
A combustão inicial do gás acetileno aquece o aço até um estado de derretimento. Com a adição de um jato pressurizado de oxigênio, o maçarico incendeia o metal para queimar pelo entalhe do seu corte. O aço e o aço-carbono são os únicos materiais para os quais se utiliza esse método de corte.
O equipamento mais utilizado no processo manual de oxicorte é o maçarico de corte. Ele é composto pelo corpo com as válvulas de regulagem dos gases e pela alavanca que abre a injeção do oxigênio de corte.
O oxicorte é o processo de separação de metais utilizando-se calor e uma violenta reação de oxidação com oxigênio puro. A construção básica do processo consiste em aplicar uma chama de aquecimento ao metal até o mesmo atingir seu ponto de ignição.
Para ligar um maçarico profissional, especialmente soldadores devem usar EPI, como luvas, avental e, o mais importante, óculos ou máscaras que cubram o rosto e tenham lentes polarizadas (devido ao brilho intenso da chama). Mantenha um ambiente de trabalho organizado e ventilado para caso de um incêndio.
Este maçarico é indicado para uso doméstico e profissional....Instruções de uso:
Para usar o maçarico culinário, siga os seguintes passos:
Os maçaricos usam os seguintes combustíveis para aplicar chama: Gases, como propano, butano, acetileno ou GLP. Combustíveis líquidos, como querosene ou óleo diesel.
1 – Gás Acetileno (C2H2) para oxicorte Dentre os vários gases citados, o acetileno é o de maior interesse no uso industrial. Porque possui uma elevada temperatura de chama (3.
Tipos de maçaricos de solda
Vários gases combustíveis podem ser usados na mistura com o oxigênio: acetileno, hidrogênio, butano, propano, gás liquefeito de petróleo (GLP), acetileno, etc. Os gases combustíveis têm a função de produzir chamas para os maçaricos, que são responsáveis pelo aquecimento dos metais.
Acetileno, amoníaco, hidrogénio, propano, propileno e metano são todos gases inflamáveis, também conhecidos como gases combustíveis. Estes ardem quando misturados com um oxidante e aproximados de uma fonte de ignição.
Os gases utilizados normalmente para solda são a mistura de oxigênio com acetileno, ou seja, um gás alimentador da chama e um gás combustível. Outros gases além do acetileno podem ser empregados embora os mesmos forneçam menos intensidade de calor e conseqüentemente uma menor temperatura.
O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de água. O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores.
Para saber mais a respeito desse elemento leia o texto “Ununócio”. Todos esses elementos são gasosos em temperatura ambiente (daí o fato de serem chamados de “gases”) e são encontrados na natureza na forma isolada. Isso acontece porque eles são estáveis e possuem pouca reatividade em condições ambientes.