Tinta acrílica No mundo das tintas, a acrílica é considerada de melhor qualidade do que a látex, e por isso mesmo, cerca de 30% mais cara em relação à látex premium. A diferença está na resina que está presente em maior quantidade na tinta acrílica, conferindo a ela maior durabilidade e resistência.
Como você viu, a principal diferença entre tinta acrílica e látex está na composição. Enquanto a látex é feita apenas com acetato de polvinila, a acrílica possui na sua base uma resina acrílica. Isso a torna impermeável e, portanto, mais resistente, podendo ser usada também em áreas externas.
A tinta Látex PVA é a mais indicada para paredes internas, pois tem fácil aplicação, secagem rápida e o cheiro não é forte. Mas com exceção do esmalte sintético, todas as tintas de parede que citamos em nossa lista podem ser usadas em ambientes internos.
As tintas látex são tintas feitas com vários tipos de resina termoplásticas tendo a água como base solúvel. As tintas látex PVA são mais utilizadas nos ambientes internos. Possuem bom rendimento, qualidade e bom preço.
Quando experimentei misturar acrílico de grau de artista com tinta de parede de látex, os resultados continuaram suavemente e eu estava esperançoso, mas na secagem o excesso de umidade na tinta de parede de látex causou alguns efeitos indesejáveis. Eu definitivamente nunca usarei o gesso com um látex comum novamente.
Contém resinas acrílicas que proporcionam alta impermeabilidade à superfície. É ideal para pinturas externas e áreas molhadas. A tinta acrílica possui acabamento brilhante e fosco. Feito à base de óleo, o esmalte é uma tinta não solúvel em água e é excelente opção para pintar superfícies de ferro ou madeira.
tintas acrílicas
O esmalte (também chamado de esmalte sintético) era uma tinta com base a óleo, hoje a composição é similar a base óleo, mas a fórmula é sintética, o que faz dela não solúvel em água. ... O acabamento das tintas esmalte sintético tem alto brilho, mesmo nas versões foscas, criando uma “película” onde aplicada.
A tinta esmalte pode ser usada em superfícies metálicas em geral, madeiras, plástico (desde que aplicado fundo correto) e até em paredes. A tinta é resistente à umidade e é perfeita para superfícies que precisam ser limpas com mais frequência.
Tinta esmalte Esse tipo de tinta não serve para paredes, pois a pintura pode apresentar bolhas e descascamento. Essa tinta deve ser usada em madeira ou metais. É uma pintura muito resistente, pois cria uma película sobre a superfície, podendo ser lavada facilmente.
A tinta esmalte sintético branca, assim como demais cores, é ideal para revestir superfícies, bem como protegê-las da ação do tempo e de manchas. Ideal como tinta para porta de madeira e metal, bem como janelas, escadas e demais estruturas de ferro.
Aplique a tinta Geralmente, as tintas esmalte sintético precisam de solvente. Algo em torno de 30% de solvente. Já as tintas à base de água não precisam ser diluídas, tornando o trabalho mais simples. Aplique na superfície com o pincel ou rolo, sempre mantendo o mesmo sentido e direção.
Tinta muito diluída Se as pessoas podem cometer o erro de não diluir, outras pessoas acabam diluindo demais com a esperança que a tinta possa render mais. E não é assim que funciona. Uma tinta muito diluída fica rala e não oferece a cobertura necessária para a sua parede.
Para diluição use solvente, pode ser thiner. Despeje dentro da caneca da pistola apenas a quantidade de tinta necessária, adicione solvente aos poucos e mexa com um bastão limpo e livre de pontas para não acontecer de riscar o material da caneca principalmente se é de plástico.
Dilua a tinta látex com Flotrol. Siga as instruções do fabricante da pistola de pintura. Se tiver dúvidas, use com moderação -- poderá ser adicionado mais do produto posteriormente, se necessário, a não ser que esteja especificado o oposto. Não dilua a tinta mais do que 15 a 20 por cento.
Para diluir a tinta, multiplique o contéudo da lata pela porcentagem indicada para cada produto nas tabelas ( Diluição com Água e Diluição com Aguarrás )....Tabela de diluição com aguarrás.
Agora que você sabe que o esmalte sintético não é solúvel em água, prefira dilui-lo com aguarrás, e não com o thinner, pois ele é mais forte e sua secagem e de fora para dentro o que pode causar rugas na pintura e perda do brilho.
aguarrás
O corante para tinta de parede Coral e Suvinil não podem ser usados em tintas a óleo, epóxis ou mesmo tinta esmalte com base solvente.
De acordo com o fabricante, não haverá prejuízo às propriedades do selador, que manterá a sua finalidade de preencher os poros do reboco, reduzindo a absorção de tinta e fixando os resíduos soltos, que normalmente existem nas paredes novas, além de igualar as áreas de absorções diferentes e evitar que a pintura fique ...
Os corantes para tinta de parede devem ser usados em conjunto com tintas de base água, como as tintas de base acrílica e tintas látex PVA. O corante para tinta de parede Coral e Suvinil não podem ser usados em tintas a óleo, epóxis ou mesmo tinta esmalte com base solvente.
Balanceando claro, escuro, frio e quente
Método 2 de 3: Misturando outros tons de verde
É possível clarear ou escurecer o laranja sem mudar a tonalidade dele usando branco ou preto, respectivamente.
O primeiro passo é corrigir a superfície com massa e aplicar um selador acrílico em seguida. Você precisa corrigir a superfície com massa (acrílica para as áreas externas e PVA corrida para as internas) e lixá-la, como sempre. O que difere é que tem, então, de aplicar um selador acrílico.
Se a superfície estiver com muitas imperfeições, evite o uso de tintas de acabamento brilhante (Acrílico Semi Brilho e Esmalte Sintético), pois elas realçam os defeitos. Para amenizar os defeitos, utilize uma tinta de acabamento fosco.
Para repintar uma parede de cor vibrante (por exemplo, pintar uma parede que já é vermelha/roxa de amarelo), é importante seguir uma dica simples, mas necessária para não comprometer o resultado: Nessas ocasiões, o ideal é lixar a parede, retirar todo o pó e passar uma ou duas demãos de tinta branca fosca.