Ventilação mecânica invasiva (VMI) A VMI é indicada para casos de insuficiência respiratória grave. Nestes casos os pacientes podem se apresentam com FR > 35mrpm, uso da musculatura acessória, PaO2 < 60mmHg e/ou PaCO2 > 55, pH < 7,25, SaO2 < 90% apesar do uso de O2 suplementar.
As indicações mais comuns para suporte ventilatório são:
A ventilação mecânica (VM) ou, como seria mais adequado chamarmos, o suporte ventilatório, consiste em um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada.
Conforme França et al (2012), a terapia de expansão pulmonar tem por objetivo principal, incrementar o volume pulmonar através do aumento do gradiente de pressão transpulmonar, seja por redução da pressão pleural ou por aumento na pressão intra- alveolar.
A expansão pulmonar consiste na dilatação volumétrica dos pulmões, isto ocorre em cada inspiração, a medida que o fluxo aéreo entra nas via aéreas, e insufla os pulmões. A reexpansão pulmonar e realizada manual e/ou mecanicamente em áreas ou zonas pulmonares que não estejam dilatando fisiologicamente 11.
Esse é um exame bastante empregado na identificação de possíveis anormalidades durante movimentos de respiração, o que pode revelar quadros de asma, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e fibrose pulmonar, entre outros.
COMO USAR O RESPIRON? - A inspiração deve ser enérgica e profunda mas não repentina, isto é, o tempo de inspiração não pode ser muito curto. As esferas devem elevar-se em movimento suave e uniforme e não bruscamente; - Retire o bocal dos lábios quando concluir a inspiração e expire naturalmente.