Os nutrientes orgânicos são sempre compostos por carbono, hidrogénio e oxigénio. Os principais nutrientes orgânicos são: os prótidos, os glícidos ou hidratos de carbono, os lípidos e as vitaminas.
Alimentos Reguladores são aqueles que, como o próprio nome sugere, regulam e controlam as funções do organismo, mantendo o seu bom funcionamento. Este grupo possui alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e água, atuando no sistema imunológico e facilitando a digestão entre outros inúmeros benefícios.
Os alimentos reguladores são as frutas e hortaliças entre outros, representados na pirâmide alimentar. Eles representam o segundo grupo de alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade, logo a seguir ao pão, cereais, arroz e massa (alimentos energéticos), que são a base da pirâmide alimentar.
Os alimentos construtores são ricos em proteína, como:
Em condições de repouso, cerca de 30% da energia é consumida pelos músculos esqueléticos e praticamente outro tanto é consumida pelos órgãos abdominais. Em repouso o cérebro consome cerca de 20% e o coração 10% da energia total consumida pelo corpo.