A ludicidade e a psicomotricidade são esferas que tem conquistado espaço, principalmente na educação infantil, por serem o jogo, a brincadeira e o brinquedo dados essenciais da infância. O uso destes permite um trabalho pedagógico que possibilita a construção do conhecimento e do amadurecimento infantil.
Ludicidade é um “estado de estar”, já psicomotricidade é um modo de olhar o Ser Humano, principalmente, através do movimento corporal. A palavra ludicidade nos remete a brincadeiras, ou melhor, nos remete a um “estado de estar” relativo ao estado similar quando uma criança está brincando.
A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social.
- É conveniente que o educador providencie que as crianças tenham espaço para brincar (área livre), e que possam movimentar-se, montar casinhas, fazer cabanas etc. -O educador deve dar o tempo necessário às crianças para que as brincadeiras surjam se desenvolvam e se encerrem.
O professor, ao assumir uma postura de mediador da ludicidade, precisa desenvolver uma certa sensibilidade para lidar com as diferentes situações que encontrará. ... III – A atitude do professor relacionada à prática lúdica deve estar pautada nas vontades da criança, desprezando qualquer tipo de planejamento.