A justificativa é parte do Trabalho de Conclusão de Curso onde o autor fundamenta as motivações que o levaram a realizar aquele trabalho. Procure pensar a respeito da justificativa como a maneira pela qual se convence o leitor de que o trabalho possui importância e deve ser realizado.
A justificativa respeita 4 regras valiosas que são:
substantivo feminino Motivo; razão, causa, argumento ou algo usado para comprovar ou provar a veracidade de um fato, de uma ação praticada: foi demitido por não apresentar uma justificativa para suas faltas. Desculpa; razão usada como pretexto para se esquivar de algo ou alguém: sai sem dar uma justificativa.
Justificar é dizer o porque você colocou aquela resposta, o porque o professor vai te dar o certo na questão, com base em quê, de onde você tirou aquilo que você escreveu.
Que é aceitável; considerado razoável: argumentação plausível. Que vale aplausos ou aprovação; merecedor de aprovação. Etimologia (origem da palavra plausível). Do latim plausibilis.
Plausível é aquilo que é razoável, possível de ser feito ou aceitável. Também é aquilo que merece aplauso, aprovação. Em sua etimologia, a palavra plausível vem do vocábulo em latim plausibilis, que corresponde àquilo que é merecedor de aplauso, que por sua vez tem origem em plaudere, que é aplaudir.
Justifique sua resposta. ... Justificar a resposta é explicar o porquê.
Como responder provas discursivas?
A prova objetiva é aquela que contém questões com alternativas. A prova discursiva é aquela onde o candidato desenvolve a resposta. A provas objetivas e discursivas estão presentes nos concursos públicos, vestibulares e também no ENEM.