O Iluminismo influenciou ideologicamente o processo político que viria a ser organizado como a independência nacional, com a divulgação de ideias anti-colonialistas e anti-absolutistas que tornavam cada mais difícil a manutenção do sistema colonial.
O movimento Iluminista aconteceu entre 1680 e 1780, em toda a Europa, sobretudo na França, no século XVIII. O Iluminismo caracterizou-se pela importância dada à razão. Com isso, a razão encaminharia o homem à sabedoria e o conduziria à verdade.
Consequências do Iluminismo Os ideais iluministas tiveram sérias implicações sociopolíticas. Como exemplo, o fim do colonialismo e do absolutismo e implantação do liberalismo econômico, bem como a liberdade religiosa, o que culminou em movimentos como a Revolução Francesa (1789).
Os nomes mais significativos do Iluminismo francês foram os filósofos Voltaire, Montesquie Rousseau e Denis Diderot. No quadro a seguir escreva as principais contribuições de cada ur
Resposta. Bom, os iluministas estavam em uma época em que muito do conhecimento era retido pela igreja e muito do que se era conhecido sempre era ligado à obra do divino, porém os iluministas foram contra o fluxo do pensamento teocentrico e foram em busca da “Luz” que seria o conhecimento e principalmente a Razão.
A burguesia apoiou o iluminismo pois era uma teoria que os beneficiava, retirando poder da Igreja Católica e também responsável pela limitação do poder do monarca.
Os iluministas eram considerados otimistas porque acreditavam em um futuro melhor, como realmente é, hoje em dia é notável as muitas diferenças após esse período, vemos que com o conhecimento conseguimos ir longe e ajudar em muitas questões da humanidade.