Conheça esses pilares e entenda o papel da tecnologia nesse contexto.
A ética, o meio ambiente, a saúde, o trabalho e o consumo, a orientação sexual e a pluralidade cultural não são disciplinas autônomas, mas temas que permeiam todas as áreas do conhecimento, eestão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.
Como ferramenta pedagógica há quatro pilares fundamentais para o sucesso do aprendizado: A estrutura física, participação administrativa da coordenação e dos professores e o contexto pedagógico.
Como a tecnologia pode se aliar aos 4 pilares da educação O primeiro pilar é muito relacionado à sede de conhecimento. E existem milhares de novas ferramentas que podem facilitar o desejo de aprendizado. Em sala de aula, o uso de um quadro digital demonstra claramente como a internet pode ser uma fonte de ensinamento.
O conceito deda educação é firmado em quatro Pilares são eles: pilares que são: aprender a conhecer aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Estes são itens fundamentais para a transmissão da informação e da comunicação adaptada à sociedade.
Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente.
Um pilar é um elemento estrutural vertical usado normalmente para receber os esforços diagonais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações. Costuma estar associado ao sistema laje-viga-pilar.
Segundo Tardif (2002) os saberes dos professores são um conjunto de saberes provenientes de fontes variadas (dos livros didáticos, dos programas escolares, dos conteúdos a serem ensinados, da experiência) os quais o autor apresenta em quatro categorias: saberes profissionais, disciplinares, curriculares e experienciais ...
Significado de Saberes substantivo masculino plural Conhecimentos; a reunião do que expressa sabedoria, sapiência; conjunto de conhecimentos sobre algo ou alguém: saberes científicos. ... substantivo deverbal Ação de saber, de conhecer, de estar informado sobre: site de busca para saberes o que se passa na internet.
O educador deve ter consciência da importância de cuidar da aprendizagem dos seus alunos, ter domínio dos conteúdos e repassar de forma clara e prazerosa. ... O educador deve participar de forma ativa da proposta pedagógica da instituição de ensino, bem como do processo de elaboração de tal proposta.
Três aspectos que podem ser citados são: - Processo de aprendizagem: processo em que as competências, habilidades, valores e conhecimentos são adquiridos ou modificados. - Avaliação da aprendizagem: tarefa didática atribuída ao professor usada para acompanhar os resultados do aluno.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), ser professor da Educação Básica exige alguns pré-requisitos de formação: ter nível Superior em licenciatura ou graduação plena em universidades e institutos superiores de Educação; também são admitidos como docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais ...
Ser educador hoje é viver intensamente o seu tempo; conviver é ter consciência e sensibilidade. ... O educador é o responsável por estimular o prazer de compreender, descobrir, construir o conhecimento, curiosidade, autonomia e atenção no aluno.
Quais são as características de um bom alfabetizador? Há algumas características que eu considero fundamentais ao alfabetizador, como ser um constante pesquisador; ter clareza do currículo, compreendendo o que os alunos devem aprender; compreender a avaliação como processo essencial na aprendizagem dos alunos, etc.
Para que garanta a alfabetização, o docente precisa estar qualificado em relação ao domínio dos conceitos e teorias de aprendizagens no processo de construção da escrita, assim como às estratégias de leitura.