"Para manter o bronze de maneira saudável é indicado ingerir alimentos que ativem a formação da melanina", explica. ... Alguns dos alimentos que possuem essa formação são: manga, mamão, cenoura, abóbora, pimentão. Outros alimentos com tons fortes como beterraba e pitaya são uma boa pedida.
– Cenoura, abóbora, laranja e alimentos ricos em vitamina A, compostos por betacaroteno, estimulam a melanina e mantém o bronzeado por mais tempo. – Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo.
– No organismo, o betacaroteno é convertido em vitamina A, que auxilia na produção de melanina, pigmento responsável pelo tom da pele. Além disso, ele protege as células do corpo, prevenindo o envelhecimento precoce e auxiliando na manutenção da elasticidade da epiderme – explica a nutricionista Simone Bach.
Uma boa opção caseira para acelerar o bronzeado é por meio do consumo de suco de frutas ricas em betacaroteno, como cenoura, manga e laranja. O consumo do suco e o uso de outras opções caseiras devem ser acompanhadas do uso de protetor solar e evitar ficar muito tempo exposto ao sol, pois pode queimar a pele.
Para bronzear mais rápido deve-se tomar sol com protetor solar adequado para o tipo de pele, fazer uma alimentação rica em betacarotenos e hidratar muito bem a pele diariamente. Estes cuidados devem ser iniciados antes de tomar sol e mantidos ao longo do tempo em que se está exposto ao sol.
Modo de fazer
Os aceleradores ou prolongadores do bronzeado são formulações que contém ativos que tornam o processo de bronzeamento mais rápido e o mantêm por mais tempo. Os ativos capazes de realizar este processo são a tirosina e seus derivados.
MODO DE USAR: Aplique Australian Gold Accelerator Dark Tanning Instant Bronzer Spray Gel Bronzeador de 7 a 15 dias antes da exposição solar. É necessário finalizar aplicando um FPS de acordo com seu tipo de pele, pois o produto não protege dos raios UV.
Os 6 Melhores Bronzeadores em 2018
O acelerador de bronzeado deve ser aplicado de maneira uniforme sobre a pele e não pode exceder 20 minutos de exposição solar.
- Modo de Usar: Aplicar sobre a pele e massagear até a completa absorção. - Precauções: Não aplicar sobre a pele ferida ou lesionada. - Manter o frasco bem fechado, em local fresco, ventilado e fora do alcance de crianças.
5 dicas para deixar a pele bronzeada no verão
O tempo de bronzeamento da pele vai depender muito da cor original do paciente. Mas a Drª Tatiana esclarece: “Em média, uma exposição de 30 minutos por sete dias já garante um excelente bronzeado!”, garantiu. Além disso, o novo tom só vai começar a aparecer até 72 horas após a primeira exposição solar.
Você vai ver que não é tão difícil ficar com aquela marquinha de biquíni!
Para produzir vitamina D, o ideal é tomar sol sem filtro solar com o máximo de partes do corpo expostas por pelo menos 20 minutos ao dia. O sol do início da manhã e do final da tarde produzem menos vitamina D que o horário de pico, entre 12 e 14 horas.
10 e as 16 horas
Compre um produto que seja de amplo espectro, que protege tanto dos raios UVA quanto dos raios UVB. Dermatologistas recomendam que o FPS (fator de proteção solar) seja no mínimo 15, mas pessoas com a pele clara demais devem usar algo mais potente (a partir do 30). Reaplique.
Para produzir vitamina D de forma segura, deve-se tomar banho de sol por pelo menos 15 minutos por dia, sem usar protetor solar. Para pele morena ou negra, esse tempo deve ser de 30 minutos a 1 hora por dia, pois quanto mais escura a pele, mais difícil é a produção de vitamina D.
A quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta. Por isso, a orientação para ter boas quantidade deste nutriente é expor no mínimo pernas e braços ao sol sem proteção solar por cerca de 15 a 20 minutos.
É recomendado tomar sol entre 10h da manhã e 15h da tarde. Este é o período de maior incidência dos raios ultra violeta B que auxiliam na absorção da vitamina D pelo organismo. Deve-se evitar a exposição prolongada nos horários mais quentes do dia – das 12h às 15hs.
No entanto, não pode ser por muito tempo, já que os raios UV também podem causar desenvolvimento de câncer de pele. Por isso, para adultos saudáveis de pele branca, é importante não ultrapassar a recomendação de 15 a 20 minutos de banho de sol, três vezes por semana.
Para quem prefere evitar expor a cabeça, ou o rosto, a boa notícia é que deixar braços, mãos e pernas à mostra, ou 15% da superfície corporal, já é o suficiente para que a vitamina D possa ser produzida.
No café da manhã, almoço ou jantar, a suplementação de vitamina D tem uma melhor absorção quando ingerida com alimentos.
Ingerir, por via oral, 01 cápsula por semana, preferencialmente próximo às refeições, durante seis a oito semanas ou até atingir o valor desejado.
A dieta recomendada para a vitamina D é de 600 UI/dia para adultos com 70 anos ou menos e 800 UI/dia para pessoas com mais de 70 anos. O limite superior tolerável é de 4.