O truque aqui é tirar tudo de dentro do armário e passar um pano úmido com algum produto de limpeza ou um pouco de vinagre e água por todas as partes dele. E não precisa nem ser toda semana: uma vez ao mês já é suficiente.
Deixe sua sapateira sempre limpa!
Sapatos:
Evite deixar os sapatos em caixas de papelão, propensas ao aparecimento de traças e baratas, ou sacos plásticos, que impedem que o ar circule. O ideal é colocar os pares dentro de sacos de flanela ou de TNT, de preferência com um visor.
É muito importante limpar os sapatos antes de guardá-los. “Faça uma solução no borrifador com água, algumas gotas de detergente e uma colher de sopa de álcool. Borrife, passe um pano na sola do sapato e deixe secar muito bem antes de guardá-lo para evitar mofo.
Está faltando espaço? 5 ideias de lugares para guardar os sapatos e como evitar que eles acumulem poeira
Quando nos referimos aos calçados, esta reação química pode acontecer principalmente em decorrência de três fatores: armazenagem inadequada, sujeira ou falta de utilização. É justamente por isso que uma bota ou um tênis guardado por muito tempo pode começar a se “desfazer”.
Mistura de Sabão em Pó Roupas Limpinhas e Cheirosas.
Não guarde os sapatos em caixas. Mesmo aquelas transparentes, que facilitam a visualização, não são recomendadas.
Veja algumas dicas:
Por que material sintético descasca? Para ficar parecido com couro de verdade, na fabricação do material sintético são usados produtos químicos que formam uma espécie de película na peça. O problema é que, com o passar do tempo, ela vai desgastando e o material ressecando.
Como pintar couro sintético:
Use tintas acrílicas. Essa tinta pode ser aplicada em várias superfícies e adere bem ao couro sintético. A tinta acrílica não desbota tão fácil quanto as outras e também é flexível, o que a torna menos propensa a rachar com o tempo.
Método 2 de 3: Utilizando vinagre e ferrugem
Misture uma porção de tinta com a mesma medida de água. Dissolva bem para ficar homogêneo. Comece a pintar delicadamente. Espalhe bem, evitando formar uma camada muito grossa de tinta, para que não acumule em uma parte do calçado, deixando a pintura disforme.
Use um produto de limpeza de couro em uma esponja úmida ou um pano macio e esfregue em um movimento circular para remover a sujeira inicial. Para manchas, use um produto com uma escova de cerdas macias.
Se vai pintar uma bolsa ou roupa de couro, estique e torça o tecido entre as demãos para evitar rachaduras na pintura mais tarde. Aplique mais demãos e repita. Continue cobrindo o couro com a tinta e deixando secar até obter o tom desejado. Para uma cor escura e bem sólida, podem ser precisas até sete demãos.
Como escurecer couro
Uma forma comum de desgastar couro se dá pela aplicação de álcool isopropílico ou saponáceo em pó, além de uma escova de aço para fazer o produto químico agir no couro. Você também pode utilizar pedras, martelos, areia, asfalto ou pneus de carro para desgastar o couro e dar ao material um aspecto envelhecido.
Para envernizar utilizei o Verniz Couro da mesma marca da tinta – Glitter. O verniz é um material que seca muito rápido, então você deve passá-lo rapidamente no sapato, e NÃO voltar com o verniz onde já passou, pois pode grudar tudo. Então, passe bem o verniz em uma parte e não volte a ela até que esteja seca.
Se estiver utilizando um impermeabilizante spray, aplique a uma distância de um palmo, aproximadamente 20 a 25 cm, e de forma uniforme sobre toda a superfície do calçado. Espere o produto agir e depois faça um teste. Uma boa ideia para umedecer o calçado é borifar um pouco de água ou até utilizar um conta gotas.