O cubismo foi um movimento de vanguarda da Europa que expressava a natureza por meio do uso de formas geometricas. ... O cubista abre mao do compromisso em utilizar a aparência real das coisas, como acontecia durante o Renascimento. Tudo isso a fim de convidar o espectador a analisar e estudar cada forma individualmente.
O cubismo de colagens ou cubismo sintético (1910) foi uma fase do cubismo que se segue à fase analítica. É composto quase que inteiramente de fragmentos de materiais cortados e colados, tendo somente algumas linhas a mais para completar o desenho.
O Movimento Cubista refere-se a um estilo artístico do século XX, surgido na França para romper com padrões de perfeição das formas das obras arquitetônicas. Foi criado pelos artistas Pablo Picasso e Georges Braque, tendo como característica a fragmentação de obras e sua representação geométrica.
Cubismo: Traços geométricos e imagem em único plano. Expressa sensação de observar as formas por todos os seus lados. Sem compromisso com o real. Futurismo: Obras abstratas e com ideia de movimento.
b O dadaísmo buscava algo semelhante ao movimento político anarquista, quebrando com as rígidas regras de padrões de arte, enquanto o surrealismo buscava retratar através da pintura, escultura e filmes o universo dos sonhos. ...
Resposta: o Expressionismo é movimento artístico que procura retratar, não a realidade objetiva, mas as emoções e respostas subjetivas que objetos e acontecimentos suscitam no artista. O Realismo é um movimento artístico do final do Século XIX que nasceu na Europa, mais precisamente na França.
2) Qual a diferença entre os movimentos Dadaísta e Surrealista? ... O dadaísmo buscava algo semelhante ao movimento político anarquista, quebrando com as rígidas regras de padrões de arte, enquanto o surrealismo buscava retratar através da pintura, escultura e filmes o universo dos sonhos.
Segundo Duchamp, era o olhar do espectador que deveria transformar o objeto em arte. Mas enquanto o dadaísmo propunha uma nova relação do homem com o meio, o surrealismo queria uma nova relação do homem com seu inconsciente, de onde retiraria imagens puras, sem interferências sociais.