EQST

O Que Um Alimento Alterado?

O que é um alimento alterado?

Alimento Adulterado: É o alimento que é, geralmente, impuro, impróprio ou nocivo a saúde. ... Alimento Alterado: Aquele cuja composição química e as suas características organolépticas foram alteradas por processos físicos, químicos ou microbianos, que podem ocorrer durante a sua fabricação, conservação ou transporte.

O que é Bromatologia animal?

É o conhecimento da composição química dos alimentos. A Bromatologia inclui a bioquímica, química, toxicologia e microbiologia de alimentos. Os alimentos podem ter fatores nutricionais e antinutricionais. ... A alimentação representa 50 a 70% dos custos totais da produção animal.

O que se estuda em Bromatologia?

A Bromatologia estuda os alimentos, sua composição química, sua ação no organismo, seu valor alimentício e calórico, suas propriedades físicas, químicas, toxicológicas, e também adulterantes, contaminantes, fraudes, etc.

Qual a diferença do método de Weende E o método de van Soest?

Sob o aspecto nutricional, o método Van Soest separa melhor os diversos componentes da fração fibrosa. ... Na realidade, os métodos de Weende e de Van Soest nos fornecem informações suficientes sobre a composição química de determinado alimento.

O que é ENN?

Extrativo não nitrogenado (ENN): Representa “teoricamente” os carboidratos não estruturais e de mais fácil digestão, como os açúcares, o amido e a pectina. É obtido subtraindo-se de 100 a soma de PB, FB, EE e MM (expressos em porcentagem de MS), então: ENN = 100 – (PB+FB+EE+MM).

O que quer dizer digestibilidade?

A digestibilidade do alimento representa a capacidade do animal em utilizar seus nutrientes, em maior ou menor escala, sendo uma característica do alimento, e não do animal (SILVA E LEÃO, 1979).

O que é digestibilidade de um animal?

A digestibilidade do alimento é a sua capacidade de permitir que o animal utilize, em maior ou menor escala, seus nutrientes.

Como calcular a digestibilidade da proteína?

O cálculo para o coeficiente de digestibilidade (CD) foi realizado pela fórmula: CD (%) = [(ingerido excretado)/ingerido] x 100.

O que é proteína digestível?

É muito comum, principalmente em rações de monogástricos, como aves e suínos, o termo proteína digestível ou aminoácido digestível, como lisina digestível ou metionina digestível. Isto se deve ao fato que nem toda proteína ou aminoácido ingerido será absorvido no intestino, sendo que parte será eliminada pelas fezes.

O que é um concentrado proteico?

São considerados concentrados proteicos os alimentos que possuem menos de 18% de fibra e mais de 20% de proteína bruta na matéria seca. São exemplos de concentrados proteicos usados para ovinos: Farelo de soja (45 a 47% de proteína bruta); Farelo de algodão (28 a 38% de proteína bruta);

Quais são os alimentos energéticos?

Alimentos energéticos

  • Cereais: arroz, milho, cuscuz, macarrão, quinoa, cevada, centeio, aveia;
  • Tubérculos e raízes: batata inglesa, batata doce, mandioca, macaxeira, inhame;
  • Alimentos à base de trigo: pães, bolos, macarrão, biscoitos;
  • Leguminosas: feijão, ervilha, lentilha, soja, grão-de-bico;
  • Mel de abelha.

Que tipo de alimento é o milho?

E os grãos possuem carboidratos, proteínas e vitaminas do complexo B, além de sais minerais como ferro, fósforo, potássio e zinco. É uma importante fonte energética —em 100 gramas de milho cozido há cerca de 96 calorias, 3,4 g de proteínas, 2,4 g de fibra alimentar e 20, 9 g de carboidratos.