EQST

Qual A Relaço Da Chuva Com Os Deslizamentos De Terra?

Qual é a relação da chuva com os deslizamentos de terra?

O deslizamento de terra se difere dos processos erosivos pela quantidade de massa transportada a uma grande velocidade. ... A época de ocorrência dos deslizamentos coincide com o período das chuvas, intensas e prolongadas, visto que as águas escoadas e infiltradas vão desestabilizar as encostas.

Qual o principal fator de influência nos movimentos de massa?

O clima poder ser facilmente entendido como fator condicionante, a taxa de precipitação e a intensidade com que ela ocorre em uma área são fundamentais para a ocorrência desses movimentos de massa.

O que fazer para evitar um deslizamento de terra?

Plante grama e capim nas encostas do terreno. As raízes penetram no solo, evitando assim seu desmoronamento. Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra.

O que são deslizamentos de encostas?

Fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de “encostas”, “pendentes” ou “escarpas”.

O que é deslizamento e retenção?

e) deslizamento e retenção. Os processos de erosão e transporte de sedimentos (detritos) são chamados de desgaste, e o acúmulo desses sedimentos transportados é chamado de deposição.

Qual a importância da vegetação nas encostas das estradas?

Sendo assim, a cobertura vegetal é importante para evitar a erosão nessas encostas e evitar a degradação das estradas. A cobertura vegetal diminui a erosão porque ela reduz o impacto das gotas de chuva sobre o solo e aumentam a resistência do solo à desagregação e carregamento.

Quais seriam as consequências mais graves do desmoronamento das encostas?

É comum a ocupação de morros para moradia da população de baixa renda e quando ocorre o deslizamento, a terra e a chuva destroem as casas deixando muitas famílias desabrigadas e em muitos casos causa até mortes. O solo fica sem proteção, podendo assim ocorrer outros fatores naturais como vendavais e furacões.

Quais os danos sociais causados por estes deslizamentos?

Nas cidades, a erosão do solo também pode contribuir para inúmeros danos ambientais, econômicos e sociais, decorrentes de assoreamento de rios e consequentes enchentes; deslizamento de encostas ou vertentes e escarpas; soterramento de casas e mortes de pessoas; fechamento de rodovias, ferrovias e outras vias de ...

Que consequência a retirada de árvores das encostas traz para o solo?

Em áreas áridas e semiáridas, pode ocorrer a desertificação, com a perda de nutrientes do solo, além do processo de arenização, que ocorre em regiões de clima úmido e de solos arenosos.

Quais problemas ocorrem nas encostas urbanas?

Os danos verificados em áreas de encostas são evidenciados, por exemplo, pelo início e conseqüente desenvolvimento de processos erosivos na superfície de encostas que, geralmente, levam à perda de solo e ao assoreamento rápido de calhas de rios, causando a diminuição da qualidade e quantidade da água que flui nos ...