As forças dipolo induzido-dipolo induzido são de fraca intensidade e ocorrem entre moléculas apolares, entre átomos de gases nobres ou entre moléculas polares e apolares. Essa força ocorre por uma deformação momentânea na nuvem eletrônica da molécula.
Os principais tipos de forças de Van der Waals são: forças ião-dipolo, dipolo induzido, dipolo-dipolo e dispersão de London. ... Relativamente às forças dipolo-dipolo, estas ocorrem quando duas moléculas polares se atraem eletrostaticamente.
ligação de hidrogênio
Ligação de Hidrogênio
a) A ligação que atua em todas as moléculas é o dipolo-induzido (forças de dispersão/forças de London), que é causada pela migração momentânea da nuvem de elétrons da ligação – coisa que acontece em todas as ligações!
Duas forças de naturezas distintas predominam na química; são aquelas denominadas intramoleculares, que ocorrem no interior de uma molécula, e as denominadas intermoleculares, que se tratam de interações entre duas ou mais moléculas, iguais ou diferentes.
Força intramolecular é a que ocorre dentro da molécula, ou seja, são as ligações químicas , tipo covalente, entre os átomos. Força intermolecular ocorre entre as moléculas, por exemplo entre um átomo de H (pólo positivo) de uma molécula de água e o oxigênio (pólo negativo) da outra molécula de água.
Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente. Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.
Resposta. O iodo não funde, a menos que o calor seja fornecido muito rapidamente. ... Num dia quente, é possível ver-se, dentro de um frasco com iodo sólido, a cor do gás, sobre a superfície sólida. E as forças a serem vencidas são de Van der Waals ( são muito maiores que a do bromo, pelo tamanho da molécula.
ligação covalente polar. ligações intermoleculares ocorrem entre as moléculas, mantendo-as unidas e são rompidas quando da mudança de estado físico.
30) O que você observa quando compara as temperaturas de fusão e ebulição para a acetona e a água? ... Quando comparamos as temperaturas de fusão e ebulição dos alcanos com a acetona, observamos que para a mesma massa molar os valores para a acetona são maiores do que para o n-butano.
Como na água há uma polaridade mais forte que no álcool etílico, as ligações intermoleculares também são mais fortes e, consequentemente, difíceis de quebrar. Por isso, a água tem temperatura de ebulição maior que a do álcool etílico.
Resumindo: Quanto menos intensas forem as forças intermoleculares, mais volátil será a substância e menor será a sua temperatura de ebulição (T.E.). Em geral, um composto é considerado volátil em razão das suas fracas interações intermoleculares, neste caso as moléculas se afastam levando o líquido ao estado gasoso.
Porque o tipo de ligação intermolecular é a ligação de hidrogênio ( a mais forte que existe). Assim, mais energia (calor) é necessário para afastar as moléculas de água uma das outras, para que a mudança de estado físico ocorra.