Podemos definir conforto térmico como a satisfação mental de temperatura propiciado por um ambiente às pessoas que nele estão, onde haja um equilíbrio entre as temperaturas frias e quentes.
As variáveis de conforto térmico dependem da atividade física (metabolismo), da resistência térmica oferecida pela vestimenta e dos parâmetros ambientais (temperatura do ar, temperatura radiante média, velocidade do ar e umidade relativa do ar).
São três fatores que influenciam na sensação térmica: a temperatura real, a velocidade do vento e a umidade relativa do ar.
Qual a temperatura ideal? Segundo a NR17, do Ministério do Trabalho, a temperatura do ambiente de trabalho onde são executadas atividades intelectuais como nos laboratórios, escritórios, sala de desenvolvimento e projetos deve ficar entre 20 e 23 graus centígrados, com umidade relativa inferior a 40%.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), existe uma temperatura considerada perfeita para espaços fechados e ela pode variar de 23°C a 26°C. Por outro lado, a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), separa a temperatura ideal por estações e indica de 23ºC a 26ºC para o verão e 20ºC a 23ºC para o inverno.
Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C. Quando despenca para 35 º C ou menos, ou seja, quando o corpo perde mais calor do que produz, há impactos fisiológicos, entre eles a diminuição do ritmo cardíaco e o abrandamento dos processos neurológicos.
O que pode causar hipotermia A causa mais comum de hipotermia é ficar muito tempo em um ambiente muito frio ou dentro de água gelada, no entanto, qualquer exposição prolongada ao frio pode resultar em hipotermia.
A temperatura do corpo reflete o equílibrio entre a produção e a perda de calor e pode cair como resultado da perda de calor por condução, convecção, radiação ou evaporação. A condução é a transferência de calor por contato direto a um gradiente de temperatura, por exemplo, a partir de um corpo quente ao ambiente frio.
Se a temperatura passar abaixo dos 33º deve-se chamar imediatamente a ajuda médica. Caso a pessoa tenha perdido a consciência deve-se colocá-la deitada de lado e agasalhada, evitando, nestes casos, dar líquidos ou colocar qualquer outra coisa na boca, já que pode causar asfixia.
Hoje sabemos bem que a temperatura de uma pessoa saudável varia entre 35 e 37 graus centígrados e que essa variação tende a se repetir diariamente, com temperaturas mais baixas à noite e mais altas durante o dia, isso numa população que costuma estar acordada de dia e dormindo à noite.
O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo hipotálamo, conhecido como termostato biológico, uma porção pequena do encéfalo que também está relacionado com o emocional, respostas sexuais, apetite e regulação hídrica.
Resposta: Calor é caracterizado pela transferência de energia térmica que flui de um corpo com MAIOR temperatura para um corpo de MENOR temperatura. ... Portanto, se um corpo está RECEBENDO CALOR sua temperatura vai aumentar e será diferente da sua temperatura inicial.
O calor sempre flui naturalmente do corpo quente (de maior temperatura) para o corpo frio (de menor temperatura). Então, não é correto dizer que um corpo possui calor ou mesmo dizer "estou com muito calor hoje". Já a Temperatura é a medida do grau de agitação das moléculas de um corpo.