Se dois polígonos são semelhantes, então a razão entre seus perímetros é igual à razão entre as medidas de dois lados homólogos quaisquer dos polígonos. Por uma propriedade das proporções, podemos afirmar que: Exemplo: Os lados de um triângulo medem 3,6 cm, 6,4 cm e 8 cm.
A razão entre as áreas de duas figuras semelhantes é igual ao quadrado da razão de semelhança entre essas figuras. Figuras semelhantes são aquelas que possuem ângulos correspondentes semelhantes e lados correspondentes proporcionais. ... Nessas figuras, a razão entre o lado AB e o lado GH é igual a 0,5.
Semelhança de Polígonos
A razão entre as áreas de dois triângulos semelhantes é dada pelo quadrado da razão de semelhança entre eles. Observe a pequena demonstração: A área do triângulo ABC será: . A área do triângulo DEF será: .
Dizemos que dois triângulos são semelhantes se dois lados são proporcionais e os ângulos entre esses lados são congruentes, isto é, iguais. A condição para que esses dois triângulos sejam semelhantes é que a razão entre AB e A'B' seja igual à razão entre os lados AC e A'C', ou seja, que os lados sejam proporcionais.
Esse resultado pode ser interpretado como sendo: A cada 3 centímetros quadrados do retângulo A temos 10 centímetros quadrados para o retângulo B. Temos que a estrutura para razão possui uma estrutura que é dada por: a = a ÷ b Onde a e b são dois números racionais, sendo b ≠ 0.
"Se dois lados de um triângulo são proporcionais aos lados homólogos do outro triângulo e se o ângulo entre estes lados for congruente ao correspondente do outro triângulo, então os triângulos são semelhantes."
Seja dois triângulos ABC e A'B'C', eles são semelhantes se, e somente se, as medidas dos ângulos sejam congruentes (medidas iguais) e as medidas dos lados respectivos sejam proporcionais. Exemplo: Os triângulos ABC e A'B'C' da figura a abaixo são semelhantes pois possuem ângulos correspondentes com medidas iguais.
Desse exemplo, podemos concluir que duas ou mais figuras são semelhantes em geometria quando:
Em geometria, diz-se que duas figuras são semelhantes se têm a mesma forma, diferindo apenas pela sua posição e tamanho. Duas figuras são congruentes quando seus elementos (lados e ângulos) determinam a congruência entre ambos. isto é, quando dois triângulos determinam a congruência entre seus elementos.
A única semelhança que existe entre corpos redondos (esfera, cilindro, cone) e poliedros (prismas, pirâmides) é que ambos são sólidos, figuras que têm três dimensões. Os corpos redondos têm faces curvas e os poliedros têm faces planas.