Inflação de demanda – ocorre quando a demanda (procura) por bens e serviços é superior a quantidade ofertada dos mesmos. Seguindo a lei da oferta e procura, quando a procura está em um nível muito acima do que a oferta, há um aumento de preços. ... Inflação de custos – também conhecida como inflação de oferta.
Para combater esse problema, deve existir um estímulo à produção e a produtividade para atender a demanda e formar estoque regulador quando a demanda diminuir. Dessa forma, a economia cresce, o PIB aumenta, gera-se mais serviços e impostos ao governo e a inflação cai vertiginosamente.
Define-se inflação de demanda como uma elevação do nível de preços causada por aumento real da demanda agregada superior ao produto potencial da economia. 6 Inflação de custos seria um aumento dos preços de oferta7 para um dado nível de atividades.
A inflação nada mais é do que o aumento dos preços de bens e serviços que são essenciais para o dia a dia das pessoas. Ela afeta o reajuste nos preços dos alimentos, aluguéis, transporte, gasolina, vestuário, saúde, educação, e por aí vai.
"A principal causa da inflação é a emissão excessiva de moeda por parte do governo. ... A causa da inflação é o excesso de demanda – quando tem muito gente querendo comprar e não tem produção na mesma intensidade. Outra explicação é o choque de oferta. Isso vale muito para produtos que dependem de São Pedro.
Esta política é feita através de uma autoridade monetária. A autoridade responsável por esse controle é o Banco Central, que busca o equilíbrio alterando a oferta de moeda e determina as taxas de juros, estimulando ou reduzindo a economia.
A Política Monetária conta com três principais instrumentos: open market, redesconto e depósito compulsório. Open Market, ou Mercado Aberto, é a compra e venda livre de títulos públicos federais, envolvendo o Banco Central e os bancos comerciais. Esse é um instrumento considerado de curto prazo.
Os três instrumentos tradicionais de política monetária são a taxa de juros no mercado de reservas bancárias, a taxa de redesconto e as alíquotas das reservas compulsórias sobre os depósitos do sistema bancário. ... Esta demanda de reservas bancárias é compulsória e depende da alíquota fixada pelo banco central.
As politicas monetarias implementadas em nosso pais nos afeta direntamente pois a forma que é feita, taxando impostos absurdamente, subindo selic, preços de combustiveis e em geral... todos esses custos são repassados aos consumidores....o governo taxa, mas não fiscaliza.
Os principais canais de transmissão da política monetária são: taxa de juros, taxa de câmbio, preço dos ativos, crédito e expectativas1.
A Política Monetária Restritiva refere-se à redução da oferta de moeda (base monetária) na economia, resultando em um aumento da taxa de juros. Como consequência, a política monetária contracionista provoca a redução da produção e dos níveis de emprego.
Quando a taxa de juros sobe, a moeda doméstica tende a se valorizar (o dólar fica mais barato frente ao Real), diminuindo o nível de preços dos bens comercializáveis internacionalmente quando expressos em moeda nacional. A taxa de câmbio afeta a inflação por dois mecanismos.