O plicoma anal é uma saliência de pele localizada na porção externa do ânus, benigna, que pode ser confundida com uma hemorroida. Geralmente, o plicoma anal não tem outros sintomas associados, mas em alguns casos pode causar coceira ou dificultar a limpeza da região e levar ao surgimento de infecções.
O plicoma anal nada mais é do que uma espécie de protuberância ou excesso de pele localizada na parte externa do ânus. É um problema pouco conhecido e, muitas vezes, é confundido com as hemorroidas por quem não conhece a diferença entre ambos.
Tem alguma pomada pra passar no plicoma anal pra diminuir o tamanho? O tratamento tópico com pomada pode ajudar no alívio do desconforto caso o plicoma esteja inflamado / inchado. Por se tratar de um excesso de pele, o tratamento definitivo seria a cirurgia.
Apesar do próprio paciente ser capaz de ver e sentir o plicoma, já que este é localizadona parte externa do ânus, é importante realizar consulta com médico coloproctologista, especialista nas doenças anais,para que esse possa realizar a anuscopia e afastar outras causas de doença na região anal e perianal.
Não existe uma causa específica para a aparição de plicomas, mas eles geralmente surgem por inflamações crônicas no ânus. O processo inflamatório faz com que a região inche e, ao desinchar, a pele não volta ao normal, gerando, assim, a flacidez e o excesso de pele.
Não há problemas, desde que realize lubrificação adequada para não causar lacerações ou traumatismos no ânus.
É indicado principalmente para casos de hemorroidas internas, sintomáticos e de grau 1 ou 2. Outras opções são o Procedimento para Prolapso Hemorroidário (PPH) e a Desarterização Hemorroidária Transanal (THD), recomendados para pacientes de graus 2 e 3 que não tiveram bons resultados com outros métodos.
Para remover as hemorroidas internas ou externas, pode ser necessário fazer uma cirurgia, que está indicada para os pacientes que mesmo depois de realizar um tratamento com remédios e dieta adequada, mantêm a dor, desconforto, coceira e sangramento, especialmente ao evacuar.
Assim, o fluxo de sangue é reduzido e os sintomas desaparecem. O paciente pode sair na manhã seguinte ou até no mesmo dia, retomando suas atividades. E não há necessidade de usar aquela almofada especial associada à hemorroida. A THD eleva em R$ 1.
Duração do procedimento? Em torno de 30 minutos de ato operatório.
Bom dia, dependendo do fio utilizado, caem ou são absorvidos em, aproximadamente, 70 a 90 dias.