Orientações:
Sugestão: as palavras terminadas em -esa são adjetivos pátrios e títulos de nobreza no feminino. As terminadas em -eza são substantivos derivados de adjetivos.
Os sufixos -ez e -eza são encontrados em palavras como acidez, liquidez, nudez, fraqueza, beleza, pobreza, etc. Logo, podemos deduzir que a regra para o uso desses sufixos é combiná-los com adjetivos para construir seus substantivos abstratos.
São grafadas com o sufixo "isa" as palavras que indicam ocupações femininas: poetisa, profetisa, papisa, sacerdotisa, pitonisa. ... Os sufixos "ez" e "eza" são empregados para formar nomes abstratos que derivam de adjetivos.
Resposta: Regra: Adjetivos femininos que indicam lugar de origem e título de nobreza são escritos com terminação - ESA.
Há, contudo, regras que nos ajudam a escrever corretamente, indicando quando as palavras devem ser escritas com s e quando devem ser escritas com z....Quando usar -EZA?
Escrevemos com "esa" quando as palavras indica nacionalidade (ex: portuguesa; francesa) e título (duquesa). Usamos "eza" quando a palavra primitiva é um adjetivo, ou seja, palavras que indicam qualidades.
A justificativa para este fato é que a palavra primitiva contém “s”, razão pela qual as palavras que dela derivarem também serão escritas da mesma forma.
Um exemplo, retomando o título desse texto: tristeza se escreve com “eza” por ser um substantivo derivado do adjetivo triste (há uma regra, uma regularidade morfológico-gramatical, que define a forma de escrever, e isso vale para todas as palavras constituídas dessa forma).
IMPURESA. LERDESA. BARONESA meirevanesilva7 está aguardando sua ajuda.
Baronesa ou Baroneza pode referir-se a: Baronesa — título nobiliárquico, feminino de barão.
Significado de Surpreende Surpreende vem do verbo surpreender. O mesmo que: espanta, desconcerta, apanha, admira, arrebata, assombra, entrevê, vislumbra, confunde.
substantivo feminino plural Tudo o que inquina a pureza de uma substância: as impurezas da água. Etimologia (origem da palavra impureza). A palavra impureza deriva do latim “imprimia,ae”, com o sentido de poluído, modificado.
De teor sórdido, pecaminoso; sujo: pensamentos impuros. Que se deixou corromper; corrompido, indecente, imoral. Que não é vernáculo, original; repleto de estrangeirismos, alterações, incorreções.
Diz-se daquilo ou daquele que não se pode dispensar; 2. Que é completamente preciso ou fundamental; 3.
substantivo feminino Tristeza causada pela saudade de sua terra, de sua pátria; melancolia. Saudade de alguma coisa, de uma circunstância já passada, de uma condição que deixou de possuir, de um lugar, de algo que já viveu.
Nostalgia é um termo que descreve uma sensação de saudade idealizada, e às vezes irreal, por momentos vividos no passado associada a um desejo sentimental de regresso, impulsionado por lembranças de momentos felizes e antigas relações sociais.
Nostalgia boa é aquela que em algum momento bom, lembramos daquele passado, sentimos as mesmas sensações e aromas... Lembrar do passado, anestesico e inodoro, perecendo o momento, é tão importante quanto usar perfume para entrar na banheira e não possuir palavras para definir uma nostalgia ruim...
Há pessoas que sofrem com a saudade por se prender ao passado a ponto de paralisar suas vidas atuais. Em geral, isso ocorre porque elas não aceitam a realidade atual, porque foram felizes no passado e não o conseguem ser agora ou porque não se sentem capazes de recuperar algo ou alguém perdido e que faz muita falta.