Assim, um único valor bastante acima dos demais valores de uma variável deslocou a média para um valor acima de todos os outros valores da variável. Aqui temos um caso de valores extremos influenciando a média. Uma medida de tendência central que não é influenciada por valores extremos é a mediana.
Mediana é uma medida de tendência central que indica exatamente o valor central de uma amostra de dados. Exemplos: As notas de um aluno em um semestre da faculdade, colocadas em ordem crescente, foram: 4,0; 4,0; 5,0; 7,0; 7,0.
Se considerarmos a distribuição normal – como esta é a mais frequentemente avaliada em estatísticas – quando os dados são perfeitamente normais, a média, a mediana e a moda são idênticos. Além disso, representam o valor mais típico no conjunto de dados.
A média (Me) é calculada somando-se todos os valores de um conjunto de dados e dividindo-se pelo número de elementos deste conjunto.
A média é usada para distribuições numéricas normais, que têm uma baixa quantidade de valores discrepantes. A mediana é geralmente utilizada para retornar a tendência central para distribuições numéricas distorcidas.
Dada uma sequência de valores ordenados em ordem crescente ou decrescente, a mediana é o valor central dessa sequência. Caso haja dois valores centrais, a mediana é dada pela média aritmética deles. Moda: ... Dado um conjunto de valores, a moda é o número que mais se repete.