Ondas são perturbações que ocorrem em um meio que, ao atingirem um obstáculo ou serem atingidas por determinada frequência, apresentam diferentes fenômenos ondulatórios.
Ondas eletromagnéticas: são ondas que se propagam em meios materiais ou não materiais, como o vácuo. Alguns exemplos de ondas eletromagnéticas são as ondas da luz e ondas de raio X.
Interferência: fenômeno ondulatório no qual duas ou mais ondas se sobrepõem gerando uma onda resultante, podendo se somarem (interferência construtiva) ou se anularem (interferência destrutiva).
Ondas longitudinais: são ondas que vibram paralelamente a sua direção de propagação, como a onda sonora.
Ressonância: fenômeno ondulatório no qual o corpo passa a oscilar com grandes amplitudes e mesma frequência que uma das frequências naturais de oscilação da fonte.
As ondas são classificadas a partir da sua natureza, direção de vibração e número de dimensões da propagação da sua energia.
Os fenômenos ondulatórios são: reflexão, refração, absorção, polarização, dispersão, difração, interferência e ressonância.
A velocidade da onda pode diminuir ou aumentar quando ocorre a troca de meio. As ondas eletromagnéticas têm uma tendência a diminuir a velocidade quando passam de um meio menos denso para um mais denso.
Para que isso ocorra, a onda deve entrar em contato com um objeto e este possuir fresta de tamanho próximo ao comprimento de onda. Se isso acontecer, a onda consegue ultrapassar essa barreira através deste orifício.
Você está segurando a ponta de uma corda com a mão e a outra ponta da corda está presa em uma parede. Ao subir e descer sua mão de forma rápida ,você gera um pulso,, . Istoforma uma onda que percorre toda a extensão da corda.
O fenômeno da refração ocorre quando uma onda chega na divisão entre dois meios e passa a se propagar no outro meio. Por exemplo, isso acontece quando uma onda está se propagando no ar e entra em contato com a superfície da água, passando a se propagar nesse novo meio.
Ao empurrarmos novamente, somos a força externa. O “momento certo” é o ajuste que é feito para que a força externa seja feita na mesma frequência que a criança está se balançando. Por último, ela irá “mais longe” pois esse processo aumentou a amplitude do movimento.
Refração: fenômeno ondulatório no qual a onda tem a alteração da sua velocidade de propagação e comprimento de onda ao mudar de um meio para outro.
Perceba que, por mais que o movimento da onda tenha ocorrido, a matéria que compõe a corda não se deslocou. A energia gerada pelo movimento da sua mão apenas foi transmitida ao longo da corda, sendo esta definida como o meio de propagação da onda.
Dispersão: fenômeno ondulatório no qual a onda, ao atingir um determinado meio material, refrata e se dispersa em suas componentes.
A ressonância é um fenômeno pelo qual as ondas começam a se propagar com maiores amplitudes a partir da influência de uma energia externa que possui a mesma frequência do sistema inicial. Deixei a mais complicada por último, hein?!
Problemas para descobrir a profissão ideal para você? Conheça o Raio-X do Beduka! Ele é um teste vocacional que te ajuda a nortear a escolha da sua carreira!
A interferência é um fenômeno de superposição de ondas. Este processo ocorre quando duas ondas distintas, que percorrem o mesmo meio em direções opostas, se encontram. Neste caso, podem ocorrer interferências de dois tipos:
Difração: fenômeno ondulatório no qual a onda se espalha após contornar os obstáculos ou atravessar uma fenda.
Ondas tranversais: são ondas que vibram perpendicularmente a sua direção de propagação, como as ondas do mar.
Ondas mecânicas: são ondas que só se propagam em meios materiais, como ar e água. Alguns exemplos de ondas mecânicas são as ondas no mar e as ondas sonoras.
Resposta: Ondas eletromagnéticas são aquelas que resultam da libertação das fontes de energia elétrica e magnética em conjunto. Quando se movimenta velozmente, com a velocidade da luz, a energia liberada apresenta o aspecto de onda. Por esse motivo, recebe o nome de onda eletromagnética.
Ondas eletromagnéticas são oscilações formadas por campos elétricos e magnéticos variáveis, que se propagam tanto no vácuo quanto em meios materiais. Elas são ondas tridimensionais e transversais que viajam na velocidade da luz, transportando exclusivamente energia.
As ondas podem ser classificadas segundo sua direção de vibração: ondas que se propagam na mesma direção que seu estímulo são longitudinais, já as ondas que se propagam em direções perpendiculares às do seu estímulo são ondas transversais.
Classificação das Ondas – Tipos de Ondas
É quando a onda vibra em uma direção perpendicular à direção de propagação. Todas as ondas eletromagnéticas são transversais, porém algumas ondas mecânicas são transversais. É quando a onda vibra na mesma direção em que ela se propaga. ... Portanto, não existe onda eletromagnética longitudinal.
O campo elétrico e o magnético são perpendiculares à direção de propagação, o que significa que são ondas transversais; A velocidade de propagação dessas ondas no vácuo é c = 3 . 108 m/s; Ao propagar em meios materiais, a velocidade obtida é menor do que quando a propagação ocorre no vácuo.
Controle remoto. Controles remotos para controlar televisores, aparelhos de DVD, videogames, entre outros, utilizam a radiação eletromagnética para o seu funcionamento. O equipamento emite radiação na faixa do infravermelho, com comprimento de onda entre 1 milímetro e 1 micrômetro.
As antenas também podem ser usadas para captar ondas eletromagnéticas em um processo em que as ondas transferem parte de sua energia para os elétrons da antena, induzindo uma corrente na antena. Objetos aquecidos também emitem energia eletromagnética.
Embora não possamos vê-las, sabemos que as ondas eletromagnéticas estão presentes no nosso cotidiano. Elas estão nos rádios, TVs, raios X, nos fornos de micro-ondas e principalmente na luz visível (luz do Sol).