Para Goodman, o objetivo da leitura é a compreensão; a exclusão do significado dessa atividade resulta apenas numa decodificação. ... Para a autora, a atividade de ler é cercada por várias estratégias para se chegar à compreensão do texto.
A Linguística é concebida como a ciência que se ocupa do estudo acerca dos fatos da linguagem, cujo precursor foi Ferdinand de Saussure. ... “A linguística é o estudo científico da linguagem humana.
A linguagem é o meio pelo qual os seres humanos se comunicam e se expressam. A cultura é, ao mesmo tempo, objeto, meio e fim da linguagem. ... E é fim porque um dos objetivos da linguagem é comunicar questões culturais. A linguagem, portanto, relaciona-se de forma íntima e fundamental com a cultura.
Dizer que a linguagem não apenas representa, mas constrói a realidade é rejeitar a ideia segundo a qual as palavras seriam como “rótulos” para as coisas ou os conceitos. Falar, escrever, desenhar, é atribuir sentido e dar existência ao mundo à nossa volta.
O conhecimento é a relação entre linguagens-significações, constituindo, assim, um fato complexo que ocorre dentro de um processo comunicacional. ... Assim, temos que não existe conhecimento sem linguagem, nem linguagem sem conhecimento. O conhecimento é o que impulsiona e cria o mundo e é criado pelo mundo.
O conhecimento é uma forma de apreensão da realidade. Os seres humanos vivem como as outras espécies da natureza, mas diferente delas, criam para si, representações da realidade. ... A partir desses modos, os indivíduos interiorizam o mundo e apreendem a realidade.