Despachos são meras movimentações administrativas para que o processo seja encaminhado corretamente e atinja seu fim: decidir o problema. Por exemplo, quando um juiz determina que o escrivão numere as páginas de um processo, ele está despachando.
Esse tipo de situação é conhecido como "Despacho" na umbanda, que é a realização de oferendas depositadas em lugares como uma encruzilhada (cruzamento de estradas, ruas ou caminhos, como foi o caso), além de cruzeiro das almas, matas, rios, descampados, mares.
Encruzilhada ou encruza (o cruzamento de ruas de uma cidade), segundo a umbanda, é um lugar onde são feitas oferendas a Exu e Pomba gira. Estas oferendas tem as mais variadas funções, como proteção, prosperidade, descarrego, entre outras e são chamadas de despacho.
Na religião iorubá e no Candomblé, por exemplo, existem o bori, o ebó, o padê e o despacho. Na Umbanda, as oferendas normalmente também são conhecidas por despachos. Em ambas as religiões, também há o conceito de comida ritual, pratos típicos feitos para agradar determinado orixá.
Oferendas : elementos que são entregues à uma força, para que o prana existente neles ou energia do elemento seja revertido em favor de quem oferenda ou a quem é direcionada a intenção. Despachos: elementos entregues a espíritos inferiores visando o mal ou infortúnio de outra pessoa.
É uma região onde líderes espirituais, tanto da Umbanda quanto do Candomblé, se reúnem para realizar suas cerimônias religiosas.
Em alguns tipos de macumba, oferece-se frango às entidades. Diz a crença que não se deve comer o frango oferecido às entidades. Algumas pessoas que não acreditam acham uma boa oportunidade de roubar o tal frango que se encontra, seja numa encruzilhada seja em outro lugar em que tenham feito a oferenda.
Macumba s.f. é um idiofone, percutido indiretamente, onde o bastão é raspado com uma pequena baqueta. Dessa forma, seria categorizado como 112.
Um dos principais marcos cristãos da umbanda é a prática da caridade. Os rituais umbandistas também são feitos com batuques e cânticos sagrados, mas cantados em português. É comum que médiuns recebam incorporações de entidades para curar, aconselhar, avaliar e modificar a vida das pessoas.
Mandinga no Brasil Colonial era a designação de um grupo étnico de origem guineense, praticantes do Islão, possuidor do hábito de carregar junto ao peito pendurado em um cordão, pequeno pedaço de couro com inscrições de trechos do Alcorão, que negros de outras etnias denominavam patuá.