Na Grécia Antiga, a Acrópole era o ponto mais alto da cidade (geralmente uma montanha). A Acrópole possuía um papel muito importante na vida das pólis (cidades-estados) gregas. A Acrópole servia como refúgio para os habitantes das cidades no momento de ataques militares dos inimigos.
Como muitos templos gregos, servia como tesouraria, onde se guardavam as reservas de moeda e metais preciosos da cidade e também da Liga de Delos, que se tornaria mais tarde o império ateniense. O Partenon sobreviveu como local dedicado a Atena por cerca de mil anos.
O teatro grego teve origem na Grécia Antiga, por volta do século V. a.C, onde havia o costume dos cultos e oferendas aos deuses gregos. Com função social e cívica, o teatro e suas representações estavam associadas às festividades religiosas, sobretudo, às celebrações que saudavam o deus Dionísio.
A palavra Partenonsignifica "a sala da virgem", e o objetivo de tal edifício era prestar uma homenagem à deusa Atena. De acordo com estudos realizados, o templo de mármore branco era originalmente pintado de maneira chamativa, nas cores vermelho, azul e ouro.
O Partenon é considerado uma obra de grande pureza e perfeição. As belas proporções da estrutura derivam da razão 9:4, um ideal matemático que encampa as relações do comprimento com largura e o espaço entre as colunas, com base em seus diâmetros.
Levados de Atenas para Londres no século XIX por Lorde Elgin, os Mármores do Parthenon são um símbolo da grandeza artística dos gregos. ... Em 1687, foi alvo de bombardeamento por parte de navios venezianos, que estavam em batalha contra os turcos que dominavam Atenas.
V a.C.) 3 O Partenon é um símbolo da democracia grega (importância da acrópole nas cidades – sede administrativa civil e religiosa), sendo construído para substituir um antigo templo destruído pelos persas. Servia como tesouraria, guardavam-se as reservas de moeda e metais preciosos da cidade.
A Sudeste do Partenon, mais precisamente no bairro histórico de Makrygiannis, está o Novo Museu da Acrópole. Inaugurado em 2009 - o primeiro foi fundado em 1878 -, o museu abriga boa parte dos tesouros encontrados na colina rochosa de Atenas.
Partenon de Atenas
Explicação: As esculturas do Parthenon retratavam: Quase 100 relevos de figuras incluindo deuses, humanos, centauros e cenas mitológicas. Ao redor de todo o prédio havia outro relevo, com cerca de 150 metros de comprimento, que retratava a Grande Panathenia – um festival religioso de 4 anos em homenagem à Atena.
Nos frontões a decoração possuia uma temática diferente: a este, a dos gigantes, e a oeste, a das amazonas. A decoração esculpida deste templo é um verdadeiro hino à beleza e à harmonia. Um dos seus mais famosos relevos é a "Niké desapertando a Sandália".
É uma obra de vários artistas, mas muito provavelmente foi esculpida sob a direção de Fídias entre 442 e 438 a.C. A intepretação mais aceite é que o friso representa a procissão do peplo durante as Panateneias. É uma novidade na escultura grega, pois trata-se de um tema não mitológico num edifício de vocação religiosa.