Doença, de evolução lenta, devida a carência de vitamina C. Caracteriza-se por astenia, depressão nervosa, temperaturas subfebris, tumefação gengival com gengivite grave e perda de dentes, tom amarelado da pele, equimoses, petéquias, hemorragias, anemia, artralgias, etc.
A deficiência pode ser causada ao não ingerir uma quantidade suficiente de frutas e verduras. As pessoas se sentem cansadas, fracas e irritáveis. A deficiência grave, chamada escorbuto, causa hematomas, problemas nas gengivas e nos dentes, cabelo e pele secos e anemia.
o motivo é que o acido ascórbico hidroxiliza o colágeno,proteína fiblilar que da resistência aos ossos,gengivas,dentes,tendões e paredes dos vasos sanguíneos, por isso,quando esse importante composto está ausente, os vasos sanguíneos se rompem,causando uma hemorragia e um inchaço de gengivas,alem de perdas da dentição.
A Vitamina C possui uma ação antioxidante forte e eficaz, que ajuda na produção de colágeno e colabora na diminuição dos radicais livres, além de ter ação inibidora na formação de melanina, o que beneficia a luminosidade da pele, deixando-a mais viçosa, bonita e com aparência saudável.
O escorbuto é uma doença causada pela deficiência de vitamina C. Apresenta sintomas como a hemorragia gengival, e a prevenção é feita mediante ingestão diária de vitamina C. O escorbuto é uma doença relacionada à deficiência de vitamina C.
As vitaminas chamadas de hidrossolúveis (vitamina C e as do complexo B) necessitam de ingestão diária, pois são armazenadas em quantidades muito pequenas. As lipossolúveis, por sua vez, não precisam ser ingeridas todos os dias.
Não há evidencia a respeito de como tomar um multivitamínico, porem é sempre melhor ingerir sua dose diária em conjunto de uma refeição sólida, de preferência que contenha alguma fonte de gordura, isso ajuda na absorção das vitaminas A,D,E e K que são solúveis em gorduras.
Dois gramas por dia é o consumo de colágeno considerado ideal para a preservação da textura da pele. Para agir nas articulações, a dose diária recomendada é de 8 a 10 gramas por dia. Dessa forma, o suplemento puro de colágeno hidrolisado é a opção mais indicada para atingir os benefícios da proteína.