EQST

Como Se Escreve Cidado?

Como se escreve cidadão?

O certo é cidadãos, cidadões ou cidadães?

  1. Cidadãos. ...
  2. Então, não se sinta sozinho caso já tenha errado ou ficado em dúvida quanto a essas terminações, afinal, há uma série de regras – e também de exceções – que cercam os plurais.
  3. Vejamos algumas dessas ocorrências.

Como usar o plural das frases?

Ou seja, mesmo a frase estando no plural, ele deve permanecer na 3ª pessoa do singular. Já no verbo ser, a regra é facultativa – você pode escolher. Se ele estiver indicando uma data, você pode escrever tanto no singular quanto no plural.

Devem ser entregues ou entregue?

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. São duas formas equivalentes do particípio do verbo entregar, que é um verbo abundante. Entregado é o particípio regular e entregue é o particípio irregular.

Quando se usa sabe Ou sabem?

Para evitar a repetição do termo que (chamado queísmo) e por uma questão de fluidez do texto e estética da linguagem, muitos professores aconselham dar preferência para o uso do pronome quem, mas falar “você que sabe” não está errado.

Quem foram Está certo?

ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram; Elas foram; Vocês foram.

Foi ele que fez ou foi ele quem fez?

O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso? Fui eu. Observe que o verbo “fiz” concorda com o sujeito anterior “eu”.

Foi ela que ou foi ela quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Foi eu que ou foi eu quem?

Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.

Foi eu que fiz ou fui eu quem fez?

Não existe a forma “foi eu”: o verbo precisa concordar com o sujeito (no caso, “eu”). ... Já o “quem”, um pronome de terceira pessoa, tem um peso maior e o verbo deverá concordar com ele – independentemente de qual outro pronome aparecer antes. Portanto, o certo seria dizer: – Fui eu quem fez.

Como a frase fui eu quem fez o casamento?

Ocorrem as seguintes concordâncias: a expressão haja vista fica invariável quando equivalente a atente-se; por exemplo. O verbo haver varia quando equivale a vejam-se. 3 – (UFCE) – Como a frasefui eu quem fez o casamento”, também estão corretos os períodos abaixo: ... Foste tu que fizeste o casamento.

Foi você quem me deu ou que me deu?

Já quando usamos "quem", o verbo deve ficar na 3ª pessoa. Assim, o verbo "dar" deve ficar na 3ª pessoa: > Foi Deus quem me deu. No entanto, como nas duas situações, o sujeito está na 3ª pessoa, tanto faz.

Foram eles quem fez aquilo?

A construção correta é quem fez. Nas orações com o pronome relativo quem, como sujeito, coloca-se o verbo na terceira pessoa do singular: Foram eles quem fez os trabalhos.

Foram usados ou foi usado?

Não existe erro de concordância verbal na frase «Em ambos os estudos foi utilizado o conceito de qualidade [...]», visto que a forma verbal «foi utilizado» concorda com o sujeito da frase [passiva], que neste caso é «o conceito de qualidade».

Fez que fez com que?

Em relação à sua questão concreta, ambas as hipóteses são aceitáveis, embora pessoalmente prefira, neste contexto, o uso de fazer com que. Regressando ainda ao verbo fazer, será interessante verificarmos que ele pode igualmente surgir pronominalizado, com vários sentidos: Transformação – «Fez-se noite.»