Em um sistema de democracia indireta (ou democracia representativa), os cidadãos elegem representantes, os quais serão responsáveis pela tomada de decisões em seu nome. Este é o processo mais comum de tomada de decisão nos governos democráticos, e por isto é também chamado de mandato político.
Numa democracia direta, o cidadão vota e expressa sua opinião sem intermediários. ... Por este motivo a maioria dos governos democráticos utiliza uma forma de democracia indireta, a democracia representativa, em que as decisões políticas não são tomadas diretamente pelos cidadãos, mas por representantes eleitos por eles.
As desvantagens da democracia se encontram no fato de que as minorias, normalmente, não são representadas, bem como há muita dificuldade de se chegar a um consenso de opiniões, como ocorre, por exemplo, no Congresso Nacional brasileiro.
O conceito de democracia mudou ao longo do tempo e das necessidades humanas. De acordo com a maneira que os cidadãos se manifestam sobre as questões políticas, hoje existem basicamente dois tipos de democracia.
democracia representativa
A democracia é uma forma de governo que se caracteriza pela soberania popular, ou seja, o poder emana do povo. Há três tipos de democracia: democracia direta, representativa e participativa. A democracia no Brasil possui um caminho tortuoso, mas passou a ser efetiva a partir de 1945.
Com a premissa de que todo o poder emana do povo prevista na Constituição Federal de 1988, a nação brasileira enquadra-se na categoria de Estado Democrático de Direito. ... Como o nome sugere, a principal ideia da categoria é a democracia.
Verificado por especialistas Existe a democracia direta, onde as pessoas são responsáveis diretamente pela tomada de decisão, e a democracia indireta, onde são eleitos representantes para deliberar sobre essa tomada de decisão.
O Processo Democrático Brasileiro é baseado no voto direto e secreto, ou seja, o eleitor vota diretamente no candidato ao qual ele considera apto ao cargo a ser preenchido, de maneira sigilosa, seu voto não pode ser divulgado a terceiros.
A República no Brasil foi proclamada em 15 de novembro de 1889 e encerrou o Período Imperial, iniciado em 1822, com a Independência. No transcorrer da história brasileira, entretanto, nem sempre a democracia prevaleceu. Nossa atual fase democrática ainda é recente. ...
A democracia surgiu nas cidades-estados da Grécia antiga, durante o primeiro milênio antes de Cristo, e tomou sua forma clássica no auge político da cidade de Atenas. Sua etimologia provém dos termos “demo” (povo) e “cracia” (governo), significando literalmente “o governo do povo”.
A democracia foi instituída no território brasileiro após a Proclamação da República, em 1889, e foi interrompida em 1964 com a Ditadura Militar no Brasil. Esse período foi marcado, principalmente, pelo domínio do poder por parte dos militares, além de repressão à liberdade de expressão e perseguição.
Desde a Proclamação da República, o Brasil tem sido governado por três poderes, o Legislativo, o Judiciário e o Executivo, em que o chefe é o presidente da República, eleito a cada quatro anos pelo voto popular em eleições diretas, desde 1989. O regime de governo vigente no Brasil é o presidencialismo.
Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.
Democracia representativa é o exercício do poder político pela população eleitoral feita de maneira indireta (ao contrário da democracia direta), mas através de seus representantes, por si designados, com mandato para atuar em seu nome e por sua autoridade, isto é, legitimados pela soberania popular.
Resposta. Aspectos negativos (desarmônicos) se refere a uma relação em q alguém ou algo é prejudicado. Aspectos positivos (harmônicos) é quando na relação a um lado positivo.
Resposta: