Testes treponêmicos São testes que detectam anticorpos contra antígenos do Treponema pallidum. Estes testes são qualitativos. Eles definem a presença ou ausência de anticorpos na amostra.
A diferença principal é que os testes não treponêmicos detectam anticorpos que não são específicos contra Treponema pallidum e os testes treponêmicos detectam anticorpos específicos para antígenos de T. pallidum.
Por esse motivo, podem ser utilizados como teste de triagem no diagnóstico de sífilis. Outros testes treponêmicos utilizados são o FTA-Abs (anticorpo treponêmico fluorescente com absorção) e a hemaglutinação (TPHA). Ambos são utilizados com testes confirmatórios nos fluxogramas diagnósticos de sífilis.
Testes Treponêmicos Detectam anticorpos específicos contra componentes celulares do Treponema, eles são os primeiros a ficar positivos após a primeira infecção, cerca de 7 a 10 dias após a úlcera sifilítica.
O exame VDRL é feito através de um simples exame ao sangue, em que é recolhida uma pequena amostra de sangue que é analisada em laboratório. Para realizar o exame não é necessário jejum, apesar de alguns médicos ou laboratórios indicarem a realização de jejum de pelo menos 4 horas para realizar o exame.
“Para o diagnóstico de sífilis e HIV, deve-se aguardar um intervalo de 30 dias após a exposição para realizar a testagem.
Testes rápidos (TR) Dependendo do fabricante, os testes rápidos para diagnóstico da sífilis podem ser feitos com amostras de sangue total, soro ou plasma.
Segurar o frasco de Diluente (Reagente nº 2) verticalmente e aplicar 2 gotas (70 µL) de Diluente no poço B. Aguardar a formação das linhas na janela de leitura. Interpretar os resultados entre 15 e 30 minutos.
Aperte a pipeta plástica acima do traço marcado e encoste a cavidade aberta da pipeta plástica na gota de sangue. Alivie a pressão na pipeta plástica para que o sangue seja aspirado. Aspire o sangue até o traço marcado na pipeta plástica descartável (equivalente a 10 μL de sangue).
Titulação do VDRL Dependendo da quantidade de anticorpos presentes no sangue testado pode-se realizar 1, 2, 3, 4 ou mais diluições sucessivas da amostra do soro, até que a reação não aconteça mais. Assim, um resultado 1/64 mostra que podemos detectar anticorpos mesmo após diluirmos o sangue 64 vezes.
O exame VDRL é feito através de um simples exame ao sangue, em que é recolhida uma pequena amostra de sangue que é analisada em laboratório. Para realizar o exame não é necessário jejum, apesar de alguns médicos ou laboratórios indicarem a realização de jejum de pelo menos 4 horas para realizar o exame.
VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) é um exame de sangue, que tem como objetivo diagnosticar a sífilis e fazer o acompanhamento de pacientes que sofrem com esse problema.
Olá. Esse valor alto não determina qual o estágio da sua sífilis, há quanto tempo pegou a doença ou a gravidade da doença. Geralmente valores altos de VDRL estão associados a doença mais precoce, com menos de um ano. A sífilis é uma doença infecto-contagiosa e sexualmente transmissível grave.