A concepção geralmente acontece de 11 a 21 dias após o primeiro dia da última menstruação. Assim, se a mulher souber qual foi o primeiro dia da última menstruação, consegue estimar um período de 10 dias no qual pode ter acontecido a concepção. Para isso basta somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da última menstruação.
Se o coito ocorrer cinco dias antes do dia da ovulação, a fecundação ocorrerá seis dias após o coito. Se o coito ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode ocorrer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito.
Para evitar ter um resultado falso positivo é muito importante seguir todas as instruções da caixa do teste de farmácia e, após fazer o teste, ter o cuidado de: Repetir o teste 3 a 5 dias depois; Não voltar a confirmar o teste após o tempo indicado; Marcar uma consulta no ginecologista após 4 a 5 semanas.
Em um copo junte as duas partes, uma de xixi e a outra de coca cola sem gelo e com gás. Se a coca cola borbulhar como água fervente ou espumar como cerveja o teste seria positivo, caso não aconteça uma dessas duas reações o teste então seria negativo.
O resultado do exame de sangue indica que a mulher está grávida quando os valores do hormônio beta-HCG são maiores que 5,0 mlU/ml. É recomendado que o exame de sangue para detectar a gravidez só seja feito após 10 dias da fecundação, ou no primeiro dia após o atraso menstrual.
A maioria dos exames de gravidez detectam o β-hCG na urina da mulher, facilmente encontrados em qualquer farmácia. Apesar de oferecem um resultado rápido, apresentam maior chance de falsos positivos. Isso significa que o seu resultado poderá ser positivo, mas você poderá não estar grávida./span>
Os mais confiáveis são o exame de sangue feito em laboratório e o exame de urina, que se compra na farmácia. Os testes de farmácia possuem algumas diferenças entre si. Se você quer apenas verificar se está grávida ou não, o teste de tira é o suficiente. Ele mostra o resultado sem erro na maioria dos casos./span>
Ainda que exista a possibilidade que um teste de gravidez de farmácia apresente um falso negativo, ele muito raramente apresentará um falso positivo. Em geral, o índice de confiabilidade desse tipo de exame é de 99%./span>
Isso pode ser relativamente normal, principalmente se a adolescente está nos dois primeiros anos depois da primeira menstruação. Então, se ela menstruou a primeira vez com 12 anos, até os 14 o ciclo menstrual pode ficar um pouco irregular, podendo atrasar alguns dias, ou vir perto do outro./span>
Para saber com precisão a data, pegue o total de dias do seu ciclo e subtraia 14 dias.
O ciclo menstrual inicia no primeiro dia da menstruação e normalmente se apresenta como sangramento vermelho vivo, de intensidade variável. É contado pelo número de dias e, embora a definição do ciclo “normal” seja de 28 dias, são considerados normais os ciclos com duração de 21 até 35 dias.
Para simplificar, pegue o exemplo de uma mulher com o ciclo de 30 dias. Sua ovulação deve ocorrer no 16º dia e, consequentemente, tendo seu período fértil ocorrendo entre o 11º e o 16º dia do ciclo menstrual. Já uma mulher com o ciclo menstrual de 28 dias, tende a ter sua ovulação ocorrendo no 14ª dia.
O ciclo menstrual corresponde a um ciclo de transformações que ocorrem no útero. Esse ciclo é responsável por preparar a parede uterina para o estabelecimento de um embrião, caso ocorra a gravidez. Esse processo possui três fases: fase proliferativa, fase secretora e fase menstrual.
A duração de um ciclo menstrual é calculada do primeiro dia da menstruação até o dia anterior do próximo ciclo. Ele é considerado regular quando dura 28 dias, mas, períodos entre 21 a 35 dias também entram nessa categoria. No entanto, nos casos em que cada ciclo tem uma duração diferente, ele é chamado de irregular.
A duração típica de um ciclo menstrual em adultos que não fazem uso de nenhum tipo de contraceptivo hormonal costuma ser entre 24 e 38 dias (3). Variações nas durações do ciclo são comuns (4).