São considerados fatores de risco para o diabetes gestacional: Idade materna mais avançada, ganho de peso excessivo durante a gestação, sobrepeso ou obesidade, Síndrome dos ovários policísticos, história prévia de bebês grandes (mais de 4 kg) ou de diabetes gestacional, história familiar de diabetes em parentes de 1º ...
Entre os fatores modificáveis estão incluídos a obesidade, o diabetes tipo 2, a hipertensão arterial, o colesterol alto, a ingestão de álcool em grandes quantidades, o tabagismo, o sedentarismo e o estresse.
Diabetes mellitus gestacional (DMG) é definido como qualquer nível de intolerância a carboidratos, resultando em hiperglicemia de gravidade variável, com início ou diagnóstico durante a gestação.
Glicemias mais altas (110 mg/dl ou mais) requerem confirmação imediata, o que é feito mais facilmente com a repetição da glicemia de jejum. Um segundo valor a partir de 110 mg/dl, assegurado o jejum de 8 horas, define o diagnóstico de diabetes gestacional (ver seção "Diagnóstico", abaixo).
O teste oral de tolerância à glicose deverá ser realizado nas gestantes que apresentarem glicemia de jejum igual ou superior a 85 (90) mg/dl e inferior a 110mg/dl.
O diagnóstico do diabetes gestacional é feito de a paciente tiver pelo menos 2 dos 3 resultados alterados: Glicemia Jejum: normal até 92 mg/dl. Glicemia após 1 hora: normal até 180 mg/dl. Glicemia após 2 horas: normal até 153 mg/dl.
Rastreio e diagnóstico – Se < 92 mg/dl = Exame normal a recomendação é realizar o TOTG entre 24 e 28 semanas. – Entre 92 mg/dl e 126 mg/dl = DMG. – Se >126 mg/dl = diabetes prévio diagnosticado na gestação.
Valores de referência da curva glicêmica Normal: inferior a 140 mg/dl; Tolerância diminuída à glicose: entre 140 e 199 mg/dl; Diabetes: igual ou superior a 200 mg/dl.
Valores de referência de glicemia Glicemia de jejum alterada: entre 100 mg/dL e 125 mg/dL; Diabetes: igual ou superior a 126 mg/dL; Glicemia de jejum baixa ou hipoglicemia: igual ou inferior a 70 mg/dL.
Qual é o valor normal da glicemia em jejum? O valor normal da glicemia em jejum é inferior a 99 mg/dL.
A glicemia normal após uma refeição (1 a 2h) deverá ser menor que 140 podendo chegar no máximo a 180mg/dl para ter um bom controle glicêmico. Após 2 h da refeição o normal é até 140mg/dl.
Segundo a empresa, o medidor de glicose G-Tech Free é a melhor solução para monitorar a glicose no sangue de forma simples, rápida e segura. Uma das principais características evidenciadas pela marca é a inexistência do sistema de codificação, o que garante maior precisão nos testes.
Um dos mais conhecidos, o Accu-Check Active, está na faixa de R$ 59,90, já com 10 tiras iniciais. Um kit com 50 tiras está na faixa de R$ 69,90.
Melhores Medidores de Pressão de 2021
O ideal é que as lancetas sejam usadas apenas uma vez. Eventualmente para redução de custos, pode-se discutir o reuso considerando cada caso de acordo com a orientação do médico ou da enfermeira, educadora em diabetes. Além disso, há aparelhos que permitem regular a profundidade em que a lanceta penetra na pele.
Apesar de ser indicado que a lanceta seja usada apenas uma vez e depois disso faça-se o descarte, é comum fazer o reuso para redução de custos.
Embora a recomendação da Anvisa e dos fabricantes seja o uso único, o mesmo insumo chega a ser usado pelos pacientes em três a cinco aplicações. Os motivos da reutilização são conveniência, economia, falta de outra seringa ou agulha e falta de orientação apropriada por parte dos profissionais de saúde.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e os fabricantes recomendam usar a agulha para a aplicação de insulina apenas uma vez. Mas um novo relatório da SBD mostra que metade dos portadores de diabete desconsideram essa norma — alguns reutilizam cada uma até cinco vezes.
Mesmo com a orientação do Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde, os fabricantes não recomendam que se reutilize as seringas descartáveis, tendo em vista que a ANVISA classifica o item de uso único, não permitindo reutilização.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária modificou as exigências para fabricantes e importadores de agulhas, seringas e equipos – materiais utilizados em procedimentos médicos e hospitalares. Em 360 dias, o registro destes produtos passa a ser obrigatório no Brasil.
As agulhas de 4, 6 e 8 mm são indicadas para adultos, adolescentes e crianças, independentemente do porte físico, com exceção da agulha de 12 mm, que são indicadas para adultos e obesos.