Valor semântico é o sentido atribuído às palavras mediante o seu contexto. Muitas vezes, as mesmas palavras têm significados distintos. Vejamos os exemplos: Tinha uma vizinha que era uma cobra!
O seu valor semântico é, sem dúvida, de oposição. No entanto, nada impede que, em determinados contextos, a mesma assuma um valor aditivo, tornando-se uma conjunção copulativa, como é o caso: «eu gosto de chocolate, mas você gosta de sorvete» significa o mesmo que «eu gosto de chocolate e você gosta de sorvete».
Quando coordena dois constituintes, esta conjunção atribui ao nexo criado um determinado valor. Esta é uma perspetiva semântico-pragmática que tem sido descrita por diferentes trabalhos na área da linguística e foi também tratada por diferentes gramáticos.
As preposições têm a função de ligar termos dentro de uma oração e também a de orientar os sentidos, dessa forma, o valor semântico das preposições é variável e depende do objeto que a requisita. A preposição de, por exemplo, pode assumir diferentes sentidos em uma frase: Saiu de casa.
O valor semântico é o significado atribuído às palavras dentro de um determinado contexto. Ou seja, essas palavras ganham sentido de acordo com todo o conjunto da oração. ... A semântica estuda as significações das palavras, das frases, dos sinais e dos símbolos, de acordo com uma determinada contextualização.
Conjunções coordenativas aditivas Indicam uma relação de adição à frase. Unem palavras de mesma função sintática. São elas: e, nem, mas também, como também, além de (disso, disto, aquilo), quanto (depois de tanto), bem como e etc.
Resposta. Resposta: Logo, faz parte da conjunção coordenativa. O valor semântico dessa expressão é de Conclusão.
ADVÉRBIO É A PALAVRA QUE INDICA AS CIRCUNSTÂNCIAS EM QUE SE DÁ A AÇÃO VERBAL. Os advérbios e as locuções adverbiais são classificados de acordo com o seu VALOR SEMÂNTICO, isto é, COM O SENTIDO QUE APRESENTAM OU A CIRCUNSTÂNCIA QUE INDICAM. ...
O valor semântico dos advérbios pode ser de: afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, negação, tempo, meio ou instrumento.
Trata-se de um pronome de terceira pessoa, singular ou plural. Neste caso pode manifestar os seguintes significados: Sujeito indeterminado: O designado se nominativo, que tem a função sintática de sujeito, surge em frases que, na gramática tradicional, se consideram de sujeito indeterminado.
Que valor semântico a palavra em destaque "ENTÃO" período do texto estabelece entre a oração anterior e a oração seguinte: (A) adição.
Quando ambas as palavras são classificadas como adjetivos, o contraste semântico entre elas é nulo, se atendermos à sua definição em dicionário. ... Basta referir, por exemplo, que, no Corpus do Português não se regista nenhuma ocorrência de historial como adjetivo.
Na análise semântica, na qual se analisa os sentidos das palavras, o sujeito se define como sendo aquele sobre o qual se diz algo ou aquele conectado a uma ação. Esse é o sujeito semântico ou a visão semântica do sujeito. ... Esse será o sujeito sintático.
Semântica diz respeito ao significado que as palavras representam, ocupando-se do estudo da sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia, polissemia, denotação, conotação, entre outras. Falar sobre semântica significa, antes de tudo, falar sobre significante e significado.
A Semântica é a área da Linguística que estuda o significado das palavras, das frases, das expressões, etc., em um contexto específico. ... Essa relação entre os diferentes significados de uma palavra é chamada de relação de sentido.
Caracterizam-se pelas relações de semelhança existente entre palavras e expressões que se efetivam tanto de ordem morfológica (quando pertencem à mesma classe gramatical), sintática (quando há semelhança entre frases ou orações) e semântica (quando há correspondência de sentido entre os termos).
Resposta. Visível e invisível são antônimos. Espero ter ajudado!
Quando se dá forma a um sentimento, pela argila ou pelo desenho, por exemplo, se torna visível o invisível. ... Usamos basicamente desenho, pintura, colagem, modelagem, tramas, construção, visualização e movimento.
Resposta. No primeiro uso da palavra fazer (faça) é o verbo na forma de imperativo, já no segundo uso (em feito), o verbo exerce a função semântica de comparação, uma vez que "feito eu" sugere que o outro personagem siga o exemplo do primeiro.
Ação de faltar à sua obrigação para ir divertir se.
Significado de Escapada substantivo feminino Fuga precipitada. Fuga temporária. [Popular] Ação de faltar à sua obrigação para ir divertir-se; gazeta.
Relações lógico-semânticas • Texto = organização de palavras que formam ideias. As palavras formam orações, e as orações formam períodos. ... Outras ideias • As relações lógico-semânticas não se restringem aos termos de uma oração, elas também englobam: • Períodos • Parágrafos • e outros blocos maiores.
Dentre os assuntos que fazem parte de provas de Língua Portuguesa de centenas de concursos todos os anos está o seguinte: "relações lógico-discursivas (causalidade, temporalidade, conclusão, comparação, finalidade, oposição, condição, explicação, adição, entre outras) estabelecidas entre parágrafos, períodos ou orações ...
Esta relação é chamada de relação lógico-semântica, já que estabelecem um vínculo entre si que permeia o significado de ambas. Podemos observar que há uma relação de condicionalidade entre elas, já que a situação descrita na primeira oração somente ocorrerá caso a segunda não se confirme.
Resposta. No primeiro uso da palavra fazer (faça) é o verbo na forma de imperativo, já no segundo uso (em feito), o verbo exerce a função semântica de comparação, uma vez que "feito eu" sugere que o outro personagem siga o exemplo do primeiro.
Relação de sentido estabelecida entre dois lexemas que apresentam significados opostos. Segundo a TLEBS, a antonímia continua a significar uma relação semântica de oposição de significado entre duas palavras, no entanto, nomeia de forma diferente os tipos existentes de antonímia.
A hiperonímia é representada por aquelas palavras que dão ideia de um todo, isto é, de significado mais abrangente. No exemplo que vimos, a palavra “esporte” se caracteriza como a hiperonímia.
A sinonímia indica a capacidade das palavras apresentarem significados semelhantes. A antonímia indica a capacidade das palavras apresentarem significados opostos. Assim, através da sinonímia e da antonímia as palavras estabelecem relações de proximidade e contrariedade.
Uma série sinonímica apresenta-se-nos com pequenas gradações semânticas quanto a diversos domínios: O sentido abstrato ou concreto; o valor literário ou popular (fenecer / morrer); a maior ou menor intensidade de significação (chamar / clamar / bradar / berrar); o aspecto cultural (escutar/auscultar) e tantas outras.