Armas de ação simples são aquelas que necessariamente para serem disparadas precisam que para o primeiro disparo se manobre o ferrolho (slide) ou o cão (martelo). Vamos pensar no seguinte exemplo: Uma Glock não dispara se você simplesmente colocar o carregador e puxar o gatilho.
Ação simples – No acionamento do gatilho apenas uma operação ocorre, o disparo; sendo que a operação de armar o conjunto de disparo já foi feita antes. Ação dupla – No acionamento do gatilho ocorrem duas operações, a primeira é o armar do conjunto de disparo e a segunda é o disparo propriamente dito.
Nos revólveres mais modernos e nas pistolas, usa-se o termo "gatilho de ação dupla/ação simples", em inglês "double-action/single-action" (DA/SA), que normalmente denota uma arma combinando a capacidade de disparar tanto em ação dupla (no primeiro disparo) quanto em ação simples (do segundo disparo em diante), ...
Nas armas de fogo de ação simples o gatilho tem a única função de liberar o cão, não sendo papel do conjunto, armá-lo para o disparo. Pressionada a tecla do gatilho, ocorre apenas uma operação, que faz com que o cão acione o percursor e, consequentemente, deflagre a munição na câmara.
Arma fria seria uma arma corpo a corpo. Ou seja, refere-se a arma fria como um tipo de arma em que se está muito próximo de uma pessoa. Outro termo bastante usado é tiro a queima roupa que se refere quanto um disparo em uma arma de fogo é efetuado de forma muito perto de uma pessoa.
A posse de armas é o registro e autorização para comprar e ter armas de fogo e munição em casa ou local de trabalho, desde que o dono do objeto seja o responsável legal pelo estabelecimento, o que NÃO autoriza o cidadão a portar/andar com a arma.