A regra dos três "S" pode ser entendida como um procedimento básico nos primeiros socorros. Deste modo, ela pode ser aplicada em diversas áreas do salvamento, estando diretamente ligada aos seguintes métodos: A observação do caso (Verificação da cena);
Resumidamente, ele consiste no uso sistemático dos sensos Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização) e Shitsuke (autodisciplina).
A prioridade para todos os envol- vidos no atendimento de um trauma é a avaliação da cena. Avaliar a cena significa assegurar-se de que ela seja segura e considerar cuidadosa- mente a natureza da situação.
A análise do socorrista deve consistir estritamente em preservar a sua vida, a sua integridade, da vítima e dos demais presentes na cena. Os primeiros socorros são aplicados no próprio local, e o paciente deve ser encaminhado para a emergência o mais rápido possível.
SEQUÊNCIA DO SBV EM ADULTOS: C: corresponde a Checar responsividade, Chamar por ajuda, Checar o pulso e a respiração da vítima, Iniciar Compressões (30 compressões); A: abertura das vias aéreas; B: boa ventilação (2 ventilações); D: desfibrilação, neste caso, com o desfibrilador externo automático (DEA).