A anatomia patológica é um ramo da patologia e da medicina incumbido de diagnosticar doenças por meio do exame macroscópico de peças cirúrgicas e análises microscópicas utilizadas para o caso de estudos analíticos de células e tecidos.
Um programa da qualidade em citopatologia tem como objetivo final melhorar o desempenho do exame citopatológico em detectar anormalidades escamosas e glandulares e, conseqüentemente, reduzir as taxas de resultados falso- negativos25,30.
O exame citopatológico é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero que possam predizer a presença de lesões precursoras do câncer ou do próprio câncer. É a principal estratégia para detectar lesões precocemente.
Citologia Aspirativa por Agulha Fina ou Punção Aspirativa Aspirar material representativo, colocar na lâmina e deslizar sobre outra. Fixar as 2 lâminas ao ar ou em álcool por 20 a 30 minutos e enviar ao laboratório em frasco porta-lâminas com histórico detalhado, técnica de colheita e de fixação.
A citologia (CAAF) é um exame de diagnóstico com particular utilidade na oncologia veterinária. Consiste na utilização de uma agulha fina que é introduzida numa massa suspeita de forma aspirar células que são enviadas para anatomia patológica.
A citologia é um método diagnóstico que identifica, através da microscopia, a população e a morfologia celular presentes em uma amostra que pode ser coletada de qualquer tecido, incluindo pele, subcutâneo, glândulas, linfonodos e também órgãos internos parenquimatosos e líquidos das cavidades peritoneal, pleural e ...