Para preencher o recibo de compra e venda é preciso:
Depende de Estado para Estado, em SP, por exemplo, é feito online, pelo site do Detran. Transferência de veículos - Quanto custa? Depende de Estado para Estado, em SP, por exemplo, o valor para o veículo com licenciamento em dia é de R$ 212,60 e sem licenciamento é R$ 306,47.
Confira a lista:
Transferência de veículos usados: O comprador deve agendar a vistoria em uma ECV (Empresa Credenciada de Vistoria). As empresas credenciadas podem ser consultadas no site do Detran-SP, no link Credenciados. Todos os cuidados necessários à saúde, higiene e segurança devem ser seguidos.
Devido à pandemia de covid-19, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou, em junho, uma resolução que suspendia o prazo para transferência. Conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), esse prazo é de 30 dias. A resolução foi revogada em novembro, passando a valer o prazo de 30 dias.
Para sua comodidade e segurança, a transferência de veículo pode ser solicitada pela internet, sem necessidade de ir a um posto Poupatempo. Para transferir o veículo, é necessário: Aprovação do veículo em vistoria no máximo há 60 dias.
Para dar entrada na transferência, o comprador precisa do CRV (Certificado de Registro de Veículo) assinado pelo vendedor e com firma reconhecida em cartório, RG ou CNH, CPF, comprovante de residência, laudo de vistoria feita pelo DENTRAN do estado ou empresa credenciada e comprovante de pagamento das taxas referentes ...
Aqui no portal do Poupatempo, acesse o menu Serviços, escolha “Documentos pessoais”, selecione “RG e antecedentes” e depois clique em “Atestado de antecedentes”. É necessário ter cadastro no portal e estar logado.
Saiba como fazer o agendamento de serviços do Poupatempo
Este serviço é exclusivo para a retirada de CRV – Certificado de Registro de Veículo, documento de compra e venda, emitido em papel moeda em 2020. Atenção: Agende a retirada escolhendo a unidade do município onde seu veículo está registrado.
Faça o download ou imprima o documento no Portal Detran SP, através do portal serviços do Denatran ou do aplicativo “CDT - Carteira Digital de Trânsito” do Governo Federal. Para ter acesso pelo portal do Detran.SP, clique aqui.
Como baixar o documento Para isso, basta acessar o item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo, Detran-SP e Denatran. Além disso, será possível acessar os aplicativos Poupatempo Digital, Detran-SP e Carteira Digital de trânsito – CDT.
Para emitir a CRLV-e, basta acessar o Portal de Serviços do Denatran ou a Carteira Digital de Trânsito (CDT). O processo é inteiramente online e não é necessário ir até o Detran.
Para obter a versão para impressão, o proprietário deve acessar o Portal de Serviços do Denatran ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (o da CNH e do CRLV digitais). O login é feito com os dados do cadastro no portal gov.br, informando o CPF e a senha.
O documento veicular pode ser impresso pelo site dos departamentos de trânsito (Detrans) dos estados e Distrito Federal, pelo Portal de Serviços do Denatran ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Como baixar CRLV Digital?
Partindo novamente do princípio de que o documento foi atualizado, basta entrar no Portal e clicar em Meus Veículos. Após colocar a chave de acesso, o proprietário encontrará os veículos registrados em seu nome. Para imprimir, basta clicar na palavra CRLV Digital (conforme imagem ao lado) e imprimir o documento.
Para imprimir o documento pelo site do Detran|ES, basta selecionar o ícone CRLV eletrônico, na opção de serviços on-line de "Veículos". Automaticamente, o cidadão será direcionado ao site Acesso Cidadão, que é a base de dados para acesso aos serviços oferecidos pelo Governo do Estado.