crossorigin="anonymous">
O modelo econômico europeu passou do Mercantilismo para o Capitalismo por conta da necessidade de sofisticar as redes internacionais de troca (de modo a coibir os protecionismos exacerbados do mercantilismo), pelo advento da industrialização e pelo crescimento econômico (político e social) da burguesia perante a ...
O capitalismo na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial , surgiu na Europa uma nova classe social : a burguesia, ou seja, os ricos. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais. ... Sem a pobreza, o capitalismo não se sustenta.
Pelo fato do capitalismo ter como base um pilar financeiro onde o mais rico é superior. O capitalismo é soberano graças ao desenvolvimento das economias em um nível global, o que apesar de possuir diversas falhas como o aumento das desigualdades, acaba sendo mais atrativo do que o projeto socialista.
As fases do capitalismo foram divididas em três: capitalismo comercial, industrial e financeiro. Em cada um desses momentos, o sistema capitalista se reinventou para atender as necessidades financeiras da sociedade.
Sobre a diferença entre as três fases do capitalismo, que são respectivamente o capitalismo Comercial, Industrial e Financeiro, pode-se afirmar que o Comercial tinha como modelo o mercantismo, o protecionismo, pacto colonial e balança comercial positiva.