A nutrição pode ser feita oralmente, ou seja, pela maneira natural do processo de alimentação, ou por um modo especial. No modo especial temos a nutrição enteral e a nutrição parenteral.
Ciência ainda não é capaz de distinguir cogumelo comestível de venenoso. Parece champignon, mas pode matar. Conhecido como "anjo da morte", o cogumelo da espécie Amanita virosa, em sua fase inicial, muito se assemelha ao Agaricus bisporus, o champignon, porém é altamente tóxico.
Os tipos de cogumelos mais conhecidos e consumidos no dia a dia são o champignon, o shimeji, o shtitake, o funghi secchi e o portobello....A seguir estão os 5 principais tipos de cogumelos e suas características:
Todos os cogumelos venenosos provocam vômitos e dor abdominal. Os outros sintomas variam significativamente dependendo do tipo de cogumelo. Geralmente, os cogumelos que provocam sintomas mais cedo (em 2 horas) após a ingestão são menos perigosos do que os que provocam sintomas mais tarde (geralmente após 6 horas).
A maior parte das espécies venenosas causa apenas sintomas gastrointestinais passageiros, mas algumas possuem toxinas poderosas que podem causar a morte. Os cogumelos mais perigosos são os do género amanita, cujos componentes tóxicos são diversos polipéptidos cíclicos, como as falotoxinas e as amatoxinas.
Um alimento embolozado, ou seja, com mofo, pode causar alguns problemas ao trato gastrointestinal, mas possa que não cause devido a ação do HCL do estomago, inativando o fungo, porém alguns fungos resistem ao HCL, isso causaria uma infecção alimentar e poderia originar quadro de diarreia de diversos tipos.
Amanita phalloides
Existem no mundo mais de 10 mil variedades de cogumelos, mas normalmente encontramos algumas variedades específicas nos mercados, como o champignon, o shiitake, o shimeji, entre alguns outros.
Consome os cogumelos mágicos pelo menos duas horas e meia após a tua ultima refeição. É expectável que os efeitos se façam sentir a partir de 20 a 60 minutos após a ingestão, dependendo do teu metabolismo. Uma porção de 15 gramas da espécie cubensis: em peso seco são 1,5 gramas. Nunca tomes mais do que isto.