Wanda Aguiar Horta, também conhecida como Wanda Horta (Belém, 11 de agosto de 1926 — 15 de junho de 1981), foi a enfermeira que introduziu os conceitos da enfermagem que são aceitos no Brasil. ... Gente que cuida de gente — assim ela definiu enfermagem.
O objetivo do exame físico de enfermagem é avaliar um órgão ou sistema na busca de alterações anatômicas ou funcionais resultantes da patologia que o paciente apresenta. Em contrapartida, pode ser utilizado também para comprovar o bom funcionamento dos órgãos e sistemas.
Como fazer o exame neurológico O exame é composto, basicamente, por anamnese e avaliação física. A ideia é que, ao final da avaliação, seja possível descrever um exame físico neurológico abrangente e identificar anormalidades que sinalizem comprometimento neurológico.
Um exame da cabeça e do pescoço funciona como revisão da integridade das estruturas anatômicas, que inclui a cabeça, olhos, orelhas, nariz, boca, faringe e pescoço (linfonodos, artérias carótidas, glândula tireóide e traquéia). As artérias carótidas também podem ser avaliadas durante o exame das artérias.
Para realizar a palpação, posicione-se por trás do cliente. Aproxime suas mãos do pescoço, posicionando os dedos indicadores logo abaixo da cartilagem cricoide. Incline levemente a cabeça para trás. Solicite que o cliente degluta e palpe a elevação à glândula sob suas polpas digitais.
A. Avaliação do estado geral: Avaliação subjetiva do que aparenta o paciente, em sua totalidade: nível de consciência, fácies, fala, confusão mental, mobilidade, entre outros. O paciente pode estar em bom estado geral (BEG), regular estado geral (REG) ou mau estado geral (MEG). B.
A otoscopia é um exame realizado por um médico otorrinolaringologista que serve para avaliar as estruturas do ouvido, como o canal auditivo e o tímpano, que é a membrana muito importante para audição e que separa o ouvido interno do externo.
Para recém-nascidos e lactentes jovens, devemos tracionar o pavilhão auricular inferiormente. Já nas crianças maiores, devemos tracioná-lo postero-superiormente. Assim, retifica-se o conduto auditivo externo, facilitando a introdução do espéculo e melhorando a visualização do conduto e da membrana timpânica.
O dispositivo consiste em duas partes: a cabeça, para visualizar a área e o cabo como fonte de energia. Conecte a cabeça ao cabo, girando a rosca da base inferior da cabeça no sentido horário até fixar firmemente. Ao mover o interruptor do cabo para baixo, o dispositivo ligará acendendo a lâmpada.
Os fones de ouvido devem ser desinfectados com álcool a 70%, friccionando por 30 segundos logo após o atendimento. Este procedimento deve ser realizado também no aro dos fones 13 . O otoscópio deve ser desinfectado com álcool a 70%, friccionando por 30 segundos após cada paciente 13 .
O otoscópio é um aparelho indispensável para a realização de exames nas partes internas do ouvido. É ideal para avaliar e visualizar o canal auditivo e os tímpanos. O otoscópio é um dos instrumentos principais para realizar a avaliação da saúde dos ouvidos.
Ao comprar um otoscópio, é possível optar por modelos que possuem apenas um tipo de cone (geralmente de 4 mm) ou modelos que incluem outros tamanhos de cones, que o profissional pode trocar de acordo com sua necessidade. Também existe a possibilidade de adquirir cones de diferentes tamanhos separadamente.
Agora, confira alguns dos materiais de Medicina mais básicos!
Muitas vezes chamado de Otorrino, o médico Otorrinolaringologista, é um especialista em ouvido (Oto), nariz (rino) e garganta (laringo), e cuida de uma série de doenças que muitas vezes não relacionamos ao especialista.