Infecções respiratórias – Pneumonia (mais comum) Algumas bactérias mais comuns neste tipo de pneumonia são Klebsiella, Enterobacter, Pseudomonas, Acinetobacter, Staphylococcus aureus, Legionella, Mycoplasma, além de alguns tipos de vírus.
De uma forma geral o papel do Enfermeiro nessa Comissão é o de orientar os profissionais de Saúde no que diz respeito a prevenção de infecções e contribuir com medidas específicas para que não ocorra disseminação de microorganismos dentro do ambiente hospitalar.
Competências da CCIH Realizar investigação epidemiológica de casos e surtos, sempre que indicado. Promover medidas de contenção de surtos infecciosos que venham a ocorrer no hospital, propondo ações a serem executadas. Coletar, analisar e divulgar, regular e periodicamente, as taxas de infecções no hospital.
Realize precauções de contato Aqui, o importante é utilizar luvas, aventais, máscaras e jalecos bem higienizados, evitando o transporte de pacientes durante as internações. Ainda, os equipamentos não podem ser compartilhados, isto é, cada enfermeiro deve ter uso exclusivo das suas roupas.
O saneamento básico, o preparo adequado dos alimentos e a higiene pessoal são as principais medidas de prevenção.
A principal função da CCIH é reduzir o risco de aquisição de infecções hospitalares por parte dos usuários de unidades de saúde, especialmente de pacientes internados, a fim de melhorar a qualidade da assistência.
Reduzir a incidência destas infecções é crucial para combater a resistência microbiana, além de promover a segurança dos pacientes e a qualidade nos serviços de saúde.
Prevenção das Infecções
Prevenir a Sepse é muito mais simples do que a gravidade da doença faz parecer. Em crianças, basta seguir o calendário de vacinação para diminuir os riscos. Já em adultos, evitar o abuso de automedicação e antibióticos é uma maneira de combater complicações de outras doenças.
→ Meios de transmissão de doenças causadas por bactérias
A seguir, alguns exemplos de doenças bastante comuns e que são causadas por bactérias: