O período composto por coordenação é formado por orações sintaticamente autônomas e com sentido próprio, ou seja, morfologicamente independentes. ... Já o período composto por subordinação é constituído de uma oração principal acrescida de oração subordinada para que haja sentido completo.
No período composto por coordenação a oração não exerce função sintática com relação a outras orações, ou seja, ela é independente ou absoluta. Exemplos: Acordei/, tomei café/ e apanhei o ônibus. Viu o filme,/ mas não compreendeu o enredo.
O período composto por coordenação apresenta simplesmente duas ou mais orações independentes. Dito de outra forma, uma oração coordenada não exerce uma função sintática em relação à outra oração do período. ... As orações coordenadas que não são ligadas por conjunções são chamadas de assindéticas.
Resposta: Oração é todo conjunto linguístico que se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal, apresentando opcionalmente o sujeito, mas obrigatoriamente o predicado. O que caracteriza a oração é o verbo, não importa se tal oração tenha sentido ou não sozinha.
Sujeito simples, composto, elíptico e indeterminado: São esses os tipos de sujeito encontrados nas orações. Saber reconhecê-los é indispensável para uma boa análise sintática. Para uma boa análise sintática, é imprescindível que você conheça bem todos os elementos que compõem a oração.
frases podem apresentar sujeito indeterminado, sujeito inexistente ou sujeito determinado. Esse último subdivide-se, ainda, em três tipos: sujeito simples, sujeito composto e sujeito oculto.
O sujeito simples é aquele que possui apenas um núcleo, ou seja, apenas uma palavra principal e mais importante. Para identificarmos o sujeito de uma frase, basta nos perguntarmos quem praticou a ação ou observarmos a quem/que o verbo da frase faz referência. ...