A seguir, discutiremos os seguintes fatores de risco nas pneumonias adquiridas na comunidade (PAC): envelhecimento, tabagismo/DPOC, insuficiência cardíaca, colonização da orofaringe, micro e macroaspiração, alcoolismo/cirrose hepática, deficiência nutricional, imunossupressão e fatores ambientais.
A pneumonia é um tipo de inflamação que afeta os pulmões e que, geralmente, está relacionada a uma infecção. De modo geral, a pneumonia começa com uma simples gripe ou resfriado que não é bem tratado, fazendo com que a imunidade do paciente diminua consideravelmente.
O que causa a pneumonia e quais os sintomas? A doença é causada pela penetração de bactérias, fungos ou outros agentes irritantes nos pulmões, provocando infecção na região dos alvéolos ou entre eles. Até mesmo reações alérgicas podem desencadear a pneumonia.
Em geral, o tratamento exige o uso de antibióticos para combater o quadro infeccioso. Quando a doença ocorre em idosos, não é raro que a internação seja recomendada. Desse modo, a equipe médica consegue acompanhar de perto a reação aos medicamentos e a evolução do paciente, evitando agravamentos.
A pneumonia é uma infecção grave nos pulmões que pode causar sérias complicações, inclusive, levar o paciente a óbito se não for tratado adequadamente. No idoso, a doença apresenta inúmeras complicações devido à maior vulnerabilidade do organismo.
pneumonia por aspiração é uma infecção pulmonar causada pela inalação de secreções da boca, de conteúdo estomacal ou de ambos. A pneumonite química é uma irritação pulmonar provocada pela inalação de substâncias tóxicas até os pulmões. Os sintomas incluem tosse e falta de ar.